https://gravidadicas.com.br

Tudo o que você precisa e deve saber antes, durante e depois da gestação você encontra aqui.

quarta-feira

14

outubro 2015

0

Comentários

O que você deve saber sobre alergias e asma durante a gravidez – Confira!

Escrito por , Postado emGravidez

Você está sofrendo de alergias ou asma durante a gravidez?

Melhore a respiração ofegante e espirros sem prejudicar o seu bebê com estas dicas úteis (e saudáveis!).

Alergias

Para alguns de nós, respirar normalmente é mais fácil dizer do que fazer. Cerca de 10% das mulheres em idade fértil sofrem de alergias, e cerca de 4 a 7 por cento tem asma. Além disso, durante a gravidez, de 10% a 30% das mulheres com rinite alérgica pré-existente relataram aumento dos sintomas. Explicações possíveis incluem aumento no volume de sangue circulante, ingurgitamento vascular nasal e aumento das secreções da mucosa nasal devido a influências hormonais.

105680152

Se você é uma delas, provavelmente está se perguntando como sua alergia ou asma – ou os medicamentos que toma para tratá-las – vão afetar o seu bebê que está à caminho. Felizmente, há muitas maneiras seguras para facilitar o seu espirros e respiração ofegante durante a gravidez sem prejudicar o seu filho. Veja como…

O que são alergias?

Quando seu sistema imunológico detecta uma ameaça, como bactérias nocivas ou um vírus, ele responde liberando substâncias químicas poderosas, tais como histaminas para atacar e destruí-lo. Uma alergia se desenvolve quando há uma resposta do sistema imunitário a uma outra substância inofensiva, tal como pólen ou pelos de animais. O resultado são os sintomas da alergia: fungando, espirros ou chiado no peito, só para citar alguns.

Eu sou alérgica?

Se você sofre de congestão nasal, espirros, coriza, tosse ou olhos lacrimejantes – especialmente nos meses de primavera e verão – você provavelmente é alérgica à grande variedade de pólen de plantas que voam através do ar.

Se a temporada de espirros é longa, você pode ter muitos alérgenos à espreita em sua casa também, levando a ter todo o ano de sofrimento. Os alérgenos comuns são o mofo, ácaros de poeira / poeira, baratas, e pelos de animais. Enquanto essas alergias não irão prejudicar você ou seu bebê antes de nascer, eles podem adicionar ao seu desconforto em um momento em que você não se sente tão bem – especialmente se você está em seu primeiro trimestre ou terceiro trimestre.

Posso prevenir alergias?

Sua primeira linha de defesa contra os sintomas da alergia deve ser tentar e evitar o contato com os próprios alérgenos (os citados acima). Por exemplo, se você é alérgica a pólen, você deve manter suas janelas fechadas e evitar atividades ao ar livre na parte da manhã, quando a contagem de pólen é geralmente mais elevada.

Se os seus sintomas resultam de fontes dentro de sua casa, usar uma máscara quando limpá-la, manter o seu quarto livre de animais de estimação, e deixar os travesseiros e colchões com capas especiais para evitar os ácaros é um boa opção. Os ácaros florescem quando sua casa é úmida. Para controlar, use um desumidificador para manter a umidade em sua casa abaixo de 50%.

Se a prevenção não é suficiente, você pode tentar usar um spray nasal salina para ajudar a aliviar o congestionamento. Mas se suas alergias são graves o suficiente para interferir na sua alimentação ou sono, você deve conversar com seu médico sobre o uso de medicação, pois há uma série de medicamentos de alergia que podem fornecer de forma segura alívio durante a gravidez.

Existem medicamentos que são seguros tomar?

Sempre verifique com seu médico antes de tomar qualquer medicação, incluindo os de venda livre, principalmente no primeiro trimestre. Na maioria das vezes os médicos prescrevem anti-histamínicos e descongestionantes. Muitos médicos acreditam que clorfeniramina, o ingrediente ativo do cloro e Trimeton, está entre os anti-histamínicos mais seguros. Os anti-histamínicos loratadina (Claritin) e cetirizina (Zyrtec) não está estabelecido que o uso desses medicamentos podem acarretar riscos durante a gravidez. No entanto, consulte sempre o seu médico.

Se você precisa de um descongestionante, muitos médicos recomendam o oximetazolina, que vem em spray nasal ou forma de gota. Mas isso deve ser usado com moderação e não por mais de 3 dias de cada vez para evitar agravamento nos sintomas. Seu sistema absorve pouco da droga quando você o toma por via nasal, tornando-se uma boa escolha para as mulheres grávidas. (Pseudoefedrina devem ser evitados durante o primeiro trimestre.) Evite descongestionantes orais, especialmente durante o primeiro trimestre. Os sprays nasais contendo cromoglicato de sódio (Nasalcrom) podem ser uma forma segura quando utilizados durante a gravidez.

Mulher-espirrando

Remédios naturais para aliviar alergias

Enquanto muitos remédios naturais não são devidamente testados em mulheres grávidas, existem alguns que você usar para tentar aliviar o desconforto causado pelas alergias. A lavagem nasal pode ajudar a diminuir os congestionamentos. Experimente um pote neti preenchido com uma solução nasal salina ou água destilada ou filtrada uma ou duas vezes por dia. O melhor que puder, evite entrar em contato com o que pode contribuir para os sintomas de alergia.

O que é asma?

Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados – reagindo ao menor sinal de irritação.

Se pensarmos em uma pessoa sem a doença, ela sofrerá uma falta de ar quanto estiver exposta a grandes irritações, como a fumaça de um incêndio. Diante desse quadro, o organismo da pessoa identifica os agentes irritantes e faz com que a musculatura que existe em volta do brônquio se contraia, fechando o órgão e impedindo que o ar contaminado entre nos pulmões. O mesmo processo acontece com um paciente que tem asma, só que os gatilhos para causar uma irritação nos brônquios são bem menos intensos, como a poeira.

Asma é uma das condições crônicas mais comuns, acometendo cerca de 235 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que, no Brasil, cerca de 10% da população sofra com o problema.

Medicamentos para asmas podem prejudicar a saúde do meu bebê?

Contanto que sua asma permanece bem controlada, não deve afetar a saúde do seu bebê. A dose também deve se manter, mas o uso excessivo do remédio da asma deve ser evitado e por isso é recomendado evitar o contato com pólen, poeira, cães e gatos, perfumes e aromas intensos, para evitar uma crise asmática.

No final da gravidez a gestante pode sentir falta de ar devido ao crescimento uterino que diminui o espaço dos pulmões e por vezes isso pode ser confundido com os sintomas da asma. Assim, antes de usar o remédio da asma, deve-se tentar melhorar a respiração tomando uma xícara de café e ficando recostada numa cadeira, se não melhorar, usar o medicamento da asma.

Mulheres com asma grave que não pode ser controlada com medicamentos inalados pode precisar de tomar um esteróide oral, como a prednisona, até que os sintomas sejam controlados. Os riscos associados com o uso de medicamentos por via oral seria menos do que os riscos potenciais de uma exacerbação da asma grave, que podem incluir complicações para a mãe e o bebê, incluindo óbito materno ou fetal.

Mamãe Saudável

E se eu tiver um ataque de asma durante a gravidez?

É importante fazer tudo o que puder para controlar a sua asma. Uma asma mal controlada pode levar a níveis reduzidos de oxigênio para o bebê, aumentando o risco de crescimento desacelerado e baixo peso ao nascer. Ela também pode contribuir para problemas de saúde como pré-eclâmpsia e problemas placentários.

Além de medicamentos, é vital tomar medidas para evitar crises, em primeiro lugar, por isso, fale com o seu médico sobre a melhor forma de tratá-la durante a gravidez.

Posso prevenir ataques de asma?

Assim como com alergias, sua defesa contra ataques de asma deve ser o de evitar a exposição a fatores desencadeantes da asma. Também reduzir a sua exposição a alérgenos e parar de fumar e evitar a exposição ao fumo passivo, outro culpado comum da asma.

Certifique-se de obter uma vacina contra a gripe antes da gravidez, como a gripe pode desencadear episódios também. Ao evitar esses irritantes, você pode ser capaz de reduzir a necessidade de medicação.

Exercício seguros com asma

Claro que você deve sempre seguir o conselho de seu médico, mas quando se trata de exercício, geralmente você pode exercitar-se no mesmo nível que antes da gravidez – mesmo com asma. Você deve ser capaz de participar de todos os esportes e exercícios que fazia no passado. Se você acha que não pode se exercitar como faz normalmente, consulte o seu médico para que ele possa realizar a espirometria e um exame físico para determinar se a sua asma ainda está sob controle.

Eu posso ter um ataque durante o trabalho de parto?

Crises de asma são incomuns durante o trabalho de parto. Mas quando eles ocorrem, eles podem ser facilmente controlada com medicação. Não é nada que você deva se preocupar.

Fique atenta e busque seu médico para informações personalizadas para que nada prejudique a você e seu bebê. Ok?

Até a próxima!!

*Fontes: www.parents.com ; sbmfc.org.br;  www.minhavida.com.br;  www.tuasaude.com

 

Saiba de novidades e sorteios em primeira mão – Se Cadastre!

privacy Respeitamos a sua privacidade, não enviamos spam.

Comenta Aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.