https://gravidadicas.com.br

Tudo o que você precisa e deve saber antes, durante e depois da gestação você encontra aqui.

quinta-feira

24

setembro 2015

1

Comentários

8 PROBLEMAS DE SONO COMUNS NA GRAVIDEZ (E SUAS SOLUÇÕES)

Escrito por , Postado emGravidez

Todo mundo fica dizendo para você “descanse, durma”, mas como isso é possível durante a gravidez tendo vontade de ir ao banheiro, dores, pernas inchadas e aquela azia chata?

Bom, aqui estão algumas dicas para superar os problemas de sono mais comuns na gravidez.problemas do sono comum na gravidez

Você esperava ter privação do sono com o nascimento do seu bebê, mas as chances, que você não esperava, são de que você  não consiga dormir antes mesmo da chegada dele. Agora você já sabe: é quase tão difícil de ter uma boa noite de sono durante a gravidez, como quando você é uma nova mãe. Na verdade, de acordo com um estudo de 2014, três a cada quatro mulheres experimentam problemas de sono em algum momento durante a gravidez. Com tudo o que está acontecendo em seu corpo – e cérebro – não é de admirar que uma tranquila noite de sono seja tão difícil de se ter. Mas há algo que você possa fazer sobre isso e aqui estão alguns dos problemas do sono comum na gravidez, juntamente com dicas para superá-los.

TER DE FAZER XIXI … de novo

Quando isso acontece: geralmente no primeiro e terceiro trimestres

Por que isso acontece: o aumento da progesterona em seu corpo pode significar te colocar para fora da cama e correr para o banheiro com frequência, durante o dia ou a noite. Além disso, seus rins agora têm que filtrar até 50 por cento mais sangue do que o normal – o que significa mais urina (basicamente, você está fazendo xixi por dois). No terceiro trimestre, o seu útero em crescimento achata a sua bexiga, aumentando a sua vontade de fazer xixi.

O que você pode fazer para resolver: Beba bastante líquidos durante todo o dia, mas diminua nas duas horas antes de se deitar.

DORES E DESCONFORTO EM GERAL

Quando isso acontece: Durante toda a gravidez, mas especialmente no segundo e terceiro trimestres.

Por que isso acontece: Alguns problemas do sono na gravidez vêm apenas de não encontrarmos uma posição confortável para dormir. É como se tivéssemos que dormir em cima de uma bola de basquete. Dormir de costas não é aconselhável após o primeiro trimestre: Quando você deita-se de costas, o peso do seu útero em crescimento pressiona em sua veia cava (a veia principal que leva de volta sangue para o coração), interferindo com a circulação. Seu bebê está crescendo de peso e seus hormônios combinam para enfraquecer os músculos e ligamentos também.

O que fazer sobre isso: Dormindo de lado – o lado esquerdo, se possível – torna as coisas mais fáceis em seu sistema circulatório e é mais seguro para seu bebê, mas se você não está acostumado com a posição, vai ser um pouco difícil cair no sono. Travesseiros são seus amigos agora: entre os joelhos, sob o abdômen, atrás de suas costas (o que funciona!).

DicaGD: Os travesseiros Sonequinha são ideais para a gestante, ajudando a diminuir o desconforto na hora de dormir, permitindo um sono bem mais tranquilo. Ele substitui o uso de vários travesseiros e dá suporte às costas, barriga, quadril e rosto. Dá uma olhada na foto abaixo:

travesseiro para gravida

Clique aqui e confira o site dos travesseiros para gestante.

CÂIMBRAS NAS PERNAS

Quando isso acontece: Normalmente na segunda metade da gravidez.

Por que isso acontece: Bom, não se sabe ainda com precisão o que leva a estes espasmos dolorosos nas panturrilhas, mas pode ser a compressão dos vasos sanguíneos nas pernas, além do cansaço de carregar esse peso extra na gravidez. Embora, às vezes, você sinta câimbras nas pernas durante o dia, elas são geralmente mais comuns, ou, pelo menos, mais perceptível à noite.

O que você pode fazer sobre ela: Uma teoria atribui as câimbras nas pernas devido aos níveis baixos de cálcio e magnésio, assim aumentando a sua ingestão desses minerais através de sua dieta pode ajudar (só não se esqueça de falar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento). Beba muita água, estique as pernas durante o dia. Quando você começar a sentir uma câimbra, tente esticar a perna, em seguida, delicadamente apontando e flexionando o seu pé. Ou, colocar seu pé sobre uma superfície fria. Se isso não funcionar, pelo menos temporariamente, é importante verificar com o seu médico (embora seja raro, é possível que o sua câimbra possa  realmente ser um coágulo no sangue).

SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS (síndrome de Ekbom)

Quando isso acontece: Geralmente no terceiro trimestre.

Por que isso acontece: A causa da síndrome não é bem conhecida. Sabe-se que, além da predisposição genética, a deficiência de dopamina e de ferro em áreas motoras do cérebro está associada à ocorrência de movimentos involuntários e repetitivos característicos da síndrome. Os principais sintomas são a sensação de desconforto e necessidade premente de mover as pernas, dor, formigamento, arrepios, pontadas. A intensidade pode variar de leve a grave e diminui com o movimento. Em geral, eles se manifestam a noite e impedem que a pessoa tenha um sono reparador. Como consequência, no dia seguinte, ela está sonolenta, cansada, mais propensa a irritar-se facilmente e à depressão.

O que você pode fazer sobre ela: Nos casos mais leves, recomenda-se o uso de benzodiazepínicos. Nos casos mais graves, pode-se recorrer a medicamentos que estimulam os receptores de dopamina no cérebro sem aumentar seu nível no sangue periférico.  Evitar a cafeína é uma boa idéia para a melhora do sono de qualquer maneira, mas pode ser especialmente útil se você sofre com a síndrome das pernas inquietas.

Importante: o Departamento de Medicina e Biologia do Sono da UNIFESP (tel 11-2108-7633) atende pacientes com a síndrome pelo SUS.

AZIA

Quando isso acontece: Qualquer momento.

Por que isso acontece: Você pode agradecer aos hormônios da gravidez por esta sensação dolorosa em seu esôfago, que relaxa o músculo que normalmente mantém o ácido do estômago no lugar dele: no interior do estômago. Você pode sentir azia, a qualquer hora do dia, muitas vezes é pior à noite quando se está deitada.
O que você pode fazer sobre ela: Já falamos aqui no Grávida Dicas sobre como evitar a azia durante a gravidez. Clique aqui e confira.

CONGESTÃO NASAL

Quando isso acontece: Em qualquer momento.

Por que isso acontece: Os níveis de estrogênio altos aumentam o volume de sangue em todos os lugares – inclusive nas membranas em seu nariz, fazendo-as inchar , deixando seu nariz entupido.

O que você pode fazer sobre ela: Dormir com a cabeça elevada podem ajudar e soluções nasais salina e tiras de nariz são seguros para usar também. Se estes não funcionam, consulte o seu médico sobre outras opções.

Cadastre-se e concorra a sorteios e novidades!

privacy Nós respeitamos a sua privacidade, não enviamos spam.

RONCO E APNEIA DO SONO

Quando isso acontece: Qualquer momento.

Por que isso acontece: Você pode culpar aquele nariz entupido (causada pelo aumento níveis hormonais), mas ganhar muito peso pode piorar o problema. E o ronco é mais do que apenas irritante para você e seu parceiro, as vezes ele indica a apneia do sono, ou seja, suas vias respiratórias desmoronam por um momento e sua respiração para por alguns instantes. A apneia pode estar ligada a pressão arterial elevada e diabetes gestacional, certifique-se de discutir o ronco com o seu médico e perguntar se você deve ser avaliada para a apneia.

O que você pode fazer sobre eles: Se você tem apneia, o tratamento com pressão positiva contínua nas vias respiratórias é seguro durante a gravidez, assim como sprays nasais salinos e descongestionantes. Só não se esqueça de falar com seu médico primeiro.

INSÔNIA

Quando isso acontece: Qualquer momento.

Por que isso acontece: ansiedade, hormônios e qualquer um dos problemas do sono acima podem contribuir para a insônia durante a gravidez (ou seja, a incapacidade de dormir ou ficar dormindo). É super comum e super frustrante e, se não tratada, pode até levar à depressão pós-parto.

O que fazer sobre isso: Pratique a dicas de sono (veja dicas abaixo). Mas se você ainda está tendo problemas para dormir, não se esqueça de pedir ao seu médico para obter ajuda.

SOLUÇÕES PARA UM SONO SAUDÁVEL NA GRAVIDEZ

Essas dicas para um sono saudável podem ser aplicadas a muitos problemas do sono, então experimente para ver se eles te ajudam. Você também deve mencionar quaisquer problemas de sono para o seu médico, que pode ser capaz de sugerir mais soluções ou mesmo medicamentos que são seguros durante a gravidez.

  • Evite cafeína em todas as suas formas após o meio dia.
  • Fique longe de açúcar durante a noite, o que vai lhe dar um impulso de energia quando você menos quer, que é na hora de dormir.
  • Beba, no mínimo, 8 copos de água (ou outros líquidos) todos os dias, mas diminua o consumo durante a noite. Beba se você está com sede, mas não beba uma garrafa de água antes de se deitar.
  • Exercite-se diariamente, mas só até o início da noite (se ele chega muito perto da hora de dormir pode realmente sabotar o sono, pois o exercício é energizante).
  • Faça um lanche leve antes de dormir para evitar fome no meio da noite, um pouco de leite quente ajuda (ele realmente funciona!) Não consuma chocolates e chá  à noite, uma vez que contém cafeína.
  • Tome um banho morno antes de dormir. Os efeitos calmantes e relaxantes deve ajudá-a a cair no sono mais cedo.
  • Faça amor, se você estiver com vontade e liberada pelo médico, ou pelo menos peça ao seu companheiro para fazer uma massagem. Ambos podem relaxar.
  • Tente alguns exercícios de relaxamento – visualização, respiração profunda, meditação, yoga ou mesmo cantar.

Pratique e nos conte depois nos comentários se deu certo com você, ok? Ou, caso tenha uma técnica própria que seja do tipo “tiro e queda” com você, compartilha também com a gente deixando nos comentários.

Até breve!

O material deste site é fornecido para lhe ajudar a esclarecer 
dúvidas durante a gravidez e não é para ser usado para 
aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento.
Bom, lembre-se de sempre consultar sempre o seu médico.

Fonte: www.whattoexpect.com

Comenta Aí!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.