Tudo sobre gravidez: Alimentação, beleza e exercícios

Olá, mamãe! Estou aqui mais uma vez para dar dicas valiosas para quem está nesse momento tão lindo que é estar grávida.

Já falei pra você sobre os alimentos importantes para gestantes, sobre cólicas na gravidez, como evitar azia e enjoo, entre outros assuntos. Dessa vez resolvi fazer um especial que serão divididos em uma série de posts contando tudo sobre gravidez e para começar, separei três tópicos que são bastante comentados e curtidos na nossa página no Facebook: alimentação, beleza e exercícios.


Todas nós sabemos que devemos ter uma alimentação balanceada, não só durante a gravidez, mas nessa fase em muito em especial pois somos nós que iremos fornecer os nutrientes necessários para os nossos bebês se desenvolverem. Ok, eu sei que é super complicado e muitas vezes difícil resistir e ter uma alimentação saudável, mas é MUITO IMPORTANTE, lembre-se disso antes de ir correndo ao fastfood ou exagerar nos doces.

Estudos têm demonstrado que 87,3% das mulheres grávidas sofrem de ganho excessivo de peso. Mas é super fácil ser uma mamãe saudáveltudo-sobre-gravidez

Dica: Curso de orientação nutricional para Gestantes.

ALIMENTAÇÃO

Para começar irei listar alguns alimentos que ajudam e são mega importantes para você e o seu filho.

Queijo

tudo-sobre-gravidez-queijo

Você deve consumir diariamente alimentos ricos em cálcio, além do leite e do iogurte grego, os queijos (que são derivados do leite) ajudam a você atingir a quantidade de cálcio necessária, que é essencial para formação do esqueleto do bebê e também ajuda na produção de leite materno.

Os benefícios do queijo não param por aqui. Ele possui proteínas também e alguns médicos recomendam que a gestante consuma diariamente em torno de 70 gramas de proteína. Não precisa ficar pirada com a quantidade, nem ficar colocando a comida numa balança, alimente-se bem e o seu filho também ficará. Só pra lembrar, a proteína é importante para o desenvolvimento do bebê, ajudando na formação dos tecidos.

Pães, cereais e massas

pão

Está vendo que para ter uma alimentação saudável e balanceada não precisa sofrer? Você pode e deve consumir carboidratos, que são encontrados em pães, cereais, arroz, batata, entre outras opções. “Se a gestante não consumir as quantidades adequadas de carboidratos, irá utilizar as proteínas como fonte de energia. Isso não é bom, já que devem ser poupadas para outras funções.” É o que diz a nutróloga Liliane Oppermann.

Feijão e carne vermelha

carne-vermelha

Aqui eu já comentei com você sobre a importância de consumir feijão durante a gravidez, pois é uma rica fonte de proteínas e fibras. Se quer afastar a prisão de ventre, coma feijão, ele ajuda bastante. Assim como a carne vermelha, o feijão é rico em ferro que evita a anemia durante a gravidez  e até complicações no parto.

É recomendado que as gestantes consumam 30 mg de ferro por dia. Além do feijão e nas carnes, você pode consumir ferro também vegetais de folhas verdes em sua alimentação.

Brócolis

brocolis

O brócolis é rico em ácido fólico, uma vitamina do complexo B, que ajuda na prevenção de doenças do tubo neural nos bebês e do cérebro, como pro exemplo a anencefalia. Para produzir glóbulos vermelhos normais e prevenir a anemia o seu organismo precisa dessa vitamina. Muitos médicos recomendam que  as mulheres toem suplemento de ácido fólico na gravidez, principalmente assim que descobrem ou se possível, antes mesmo de estarem gravidas. Após o terceiro mês o suplemento já não é mais tão necessário. Além do brócolis, encontramos ácido fólico também em couve, espinafre e frutas como laranja, banana e morango.

Acerola

acerola

A acerola é rica em vitamina C e é essencial para o aumento da imunidade, ajudando na prevenção de resfriados, gripes, infecções, parto prematuro e até eclampsia. Segundo o estudo publicado pela revista “PLOS ONE”, a falta de vitamina C durante a gestação afeta de modo permanente o cérebro do bebê.

Dica: Curso ‘Cozinha do Nick’, a verdade sobre os alimentos.

BELEZA

Young pregnant woman enjoying in spa treatment.

Estrias

tudo-sobre-gravidez-estrias

As estrias são muito comuns na gravidez e para evitar ou minimizar, é recomendado que você permaneça com a pele bastante hidratada, beba bastante água e passe em sua pele hidratante e óleo com vitamina E.

Para evitar estrias você deve também tomar cuidado com o ganho de peso durante a gravidez, como já falamos acima, alimentação balanceada é muito importante.

Cabelos

tudo-sobre-gravidez-cabelos

A maioria das mulheres já sabem, mas se você está pensando em pintar os cabelos é melhor deixar isso para depois da 20ª semana de gestação. Dando preferência a produtos que não contenham amônia ou chumbo. Se for muito necessário se submeter ao procedimento, é menos pior fazer no final da gestação, por volta de 36ª semana”, diz Lúcia Hime, ginecologista e obstetra.

Se você precisar fazer escova progressiva ou alisamentos permanentes, evite.Esses tratamentos, muitas vezes contêm amônia ou formol, que mesmo em quantidades mínimas podem causar danos ao bebê.

Inchaço

Para evitar inchaço durante a gravidez, tão comum logo após o sétimo mês de gestação, reduza o sal da sua alimentação, a noite, eleve suas pernas durante a noite, coloque-as em ciam de um banco ou coloque um travesseiro embaixo do colchão para que elas fiquem erguidas. Isso ajuda o sistema circulatório a funcionar melhor.

O inchaço acontece por causa da retenção de líquidos e pelo útero, que com o crescimento do bebê, comprime os vasos localizados na região pélvica e acaba prejudicando o retorno do sangue das pernas.

Dica: Programa Mamãe Saudável, um guia com exercícios dietas e as melhores recomendações para Gestantes.

EXERCÍCIOS

tudo-sobre-gravidez-exercicios

Além da alimentação balanceada é recomendável que a gestante pratique exercícios. O obstetra e diretor da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig) Frederico Peret afirma que a prática de exercícios regular permite melhor adaptação materna refletindo-se, especialmente, em frequências cardíacas mais baixas, maior volume sanguíneo em circulação, maior capacidade de oxigenação, menor pressão arterial, prevenção de trombose e varizes, bem como a  redução do risco de diabetes gestacional.

Se você já pratica exercícios antes da gravidez tudo fica mais fácil e melhor. Lembrando que os exercícios dão força e resistência a mamãe, ajudando a carregar o peso extra da gravidez. Além de prevenir dores nas costas, prisão de ventre e o inchaço comentado logo acima.

Durante a gravidez você deve diminuir a carga do seu treino e é muito importante que você converse com seu médico.

exercicio-gravida3

Se você quer saber como praticar exercícios durante a gravidez em casa, ter uma alimentação balanceada e como voltar ao peso normal após a gestação, clique aqui e confira o Mamãe Saúdavel, com pequenos ajustes em sua dieta diária e os exercícios corretos farão você manter a forma durante a gravidez e ter um gestação saudável que é o mais importante.

Espero que tenha gostado e até a próxima.

Não esqueça de deixar o seu comentário!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

1 Comment

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field