Saiba a importância da vitamina D durante a gravidez!

Pesquisadores canadenses identificaram uma correlação entre a ingestão de vitamina D da mãe, durante a gravidez e a saúde dental do bebê.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Manitoba, EUA, diz que bebês nascidos de mulheres com baixos níveis de vitamina D, podem apresentar um risco aumentado de defeitos de esmalte dental e cáries da primeira infância.

Analisando os níveis de vitamina D de 206 mulheres no segundo trimestre de gestação, os pesquisadores verificaram que apenas 21 tinham níveis adequados de vitamina D. Avaliaram também 135 bebês — determinando que 21,6% tinham defeitos de esmalte e 33,6% tinham cárie dentária da primeira infância.

Além disso, mães de bebês com defeitos de esmalte tinham concentrações de vitamina D mais baixas durante a gravidez do que mães de bebês sem defeitos de esmalte. As mães de bebês com cárie dentária da primeira infância tinham níveis de vitamina D significativamente mais baixos do que as mães de bebês que não tinham incidência de cáries, e bebês com defeitos de esmalte eram significativamente mais propensos a apresentar cárie da primeira infância.

Por isso o acompanhamento do pré-natal é tão importante. Nele, o médico solicita exames laboratoriais que detectam alguma anormalidade ou deficiência, e podem prescrever suplementos ou condutas para normalizar.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field