Fotografia Newborn e Gestantes por Marja Villas Boas

Oi minha gente…tudo bem? Voltei com uma dica que amo muito – FOTOGRAFIA.

Não sou, nem de longe, uma boa fotografa. Sou mais que amadora, mas aprecio e admiro bastante a arte de fotografar.

No mundo da gestantes e bebês então, tem muita coisa pra ser apreciada e fotografia é uma delas. Cada vez mais o book gestante ou ensaio newborn está na lista de afazeres de uma gestante e do bebê. É cada ensaio lindo que só em ver as imagens a gente se emociona.

Na minha opinião, é assim que deve ser… Emoção! Estamos falando de um dos momentos mais importantes da vida não só de uma mulher, mas de um pai, um avô, uma avó, tios e tias. Então, porque não eternizar esse momento em imagens?

Nesse post, temos uma convidada muito especial – Marja Villas Boas. Antes de explicar direitinho como a Marja se iniciou no mundo da fotografia, preciso dizer que já “paquerava” com o trabalho dela há algum tempo. Resolvi convidá-la para participar do GD e ela topou na mesma hora. Preciso dizer que amei?

Gente, nem a conheço pessoalmente, mas em todos os contatos que fizemos, tanto por mensagens como por telefone, vi o porquê ela é tão boa com bebês e gestantes. Ela, além de amar o que faz, tem uma doçura traduzida na voz. É um amor!

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

Mas, vamos ao que interessa?

Quem é Marja Villas Boas?

 Nasci em Brasília, mas hoje moro e trabalho em Fortaleza, com aquilo que a vida toda sonhei. Sempre fui e sou apaixonada por bebês e crianças. Tudo começou quando ainda criança cuidava com todo zelo de todos os meus primos, meu apelido de infância era Marja-amor. A minha resposta para pergunta clássica feita a toda criança, “O que você vai ser quando crescer?” sempre era a mesma. “Vou ser babá”.

Na graduação tive oportunidade de estudar este mundo mágico dos bêbes. Me formei em Educação Física, e uma das primeiras aulas que dei foi de natação para bebês. Assim pude exercitar de forma diferenciada parte do meu sonho de estar integralmente ao lado dos pequenos. A fotografia entrou em minha vida há 19 anos quando me deparei com a coleção de calendários da fotógrafa Anne Gueddes, reconhecida por seu belo trabalho e também por ser a primeira a fotografar newborns (recém nascidos).

Desde então meu passatempo preferido era colecionar fotos dos pequeninos. As duas paixões, bebê e fotografia se uniram em 2009, ano que comecei a fotografar profissionalmente. Antes pensava que era autodidata, mas hoje sei que foi Deus que ouviu os desejos do meu coração e me agraciou com esse dom.

Me formei em designer gráfico para entender mais sobre edições e tratamentos de imagens. Especializei-me na Fotografia Newborn e Gestante, fiz cursos com as melhores Fotógrafas do Brasil, Canadá e EUA, e de tanto fotografar gêmeos e trigêmeos, também sou especialista. Este amor só cresce, agora ainda mais complexo e pleno, pois em toda minha trajetória ao registrar grávidas, sinto algo inexplicável, como se gerasse novos sonhos. Elas me trazem minhas paixões, suas vidas, seus bens mais preciosos que são seus bebês.

Em meu pequeno mundo dos pequeninos, tenho o privilégio de acompanhar e registrar o desenvolvimento de muitos bebês e suas famílias. Com esta profissão vivo sonhos de Deus, que é minha inspiração junto com meu marido e meu filho, e sinto que Deus precisa do nosso olhar, para mostrar suas famílias! E assim, me construo entre ouro e sedas, em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas e músicas invisíveis…

Fiz algumas perguntinhas pra Marja e ela respondeu. Dá uma olhada :

Ensaio Newborn

1 – Quanto tempo demora para um ensaio Newborn?

O ensaio demora em média 3 horas, mas tudo depende do bebê – gêmeos e trigêmeos demoram às vezes 5 horas, mas não passo disso para não estressar o bebê e nem cansar a mamãe que esta recém operada e precisa descansar. O fato de ser na casa delas, as deixa mais confortáveis.

2- Até quanto tempo (idade) meu filho pode fazer um Newborn?

O ideal é que o bebê tenha entre 6 a 10 dias de vida, no máximo 14 dias, depois dos 15 dias geralmente chegam as cólicas e eles já não são mais tão flexíveis para as poses e cestinhas, e o sono já não é mais tão pesado…

3- Qual o melhor horário?

Geralmente pela manhã, pois temos mais tempo e luz para o ensaio, mas isto depende de cada bebê, tem uns que dormem melhor a tarde…

4- Pode ter a foto mãe e filho?

Sim eu amo fotos de mãe e filho, irmãos, fotos famílias sempre tem que ter, mas a prioridade do ensaio é o bebê e no fim  fazemos a família…

5- E se ele chorar, fizer xixi ou cocô?

Eles são a prioridade do ensaio, o tempo é deles, a paciência e a calma são a parte mais importante. Eles são muito sensíveis e me sentem, não uso perfume para não sentirem ainda mais o cheiro de alguém estranho a eles. Para não incomodar as mães que estão amamentando, se fizerem xixi ou cocô, trocamos, voltam pro peito, o ensaio é entre mamadas e trocas, levo o som do útero e sempre começo enrolando eles como um casulo, para ficarem bem apertadinhos como na barriga da mãe, todo o ambiente é retratado para que seja familiar a ele, assim como era intrauterinamente

6-Onde é feito?

O ensaio é feito na casa do bebê. Levo tudo e lá as mamães escolhem as cores e cenários conforme o gosto e a história de cada um…

Ensaio Gestante

1 – Não acho minha barriga bonita – tem como ficar bonita nas fotos?

Acho todas as grávidas lindas, acho que é um dos momentos mais lindos na vida de uma mulher. As fotos são bem espontâneas, usamos photoshop para tirar as listras, estrias e umbigo em hérnia. Usamos filtros que, de forma natural, a mamãe se sinta ainda mais linda!

2- Com quantos meses é o ideal para fazer?

O ideal é que a gestante tenha 28 a 32 semanas, 7 meses, a barriga já esta num bom tamanho e a mamãe não esta tão inchada.

3- Minha barriga tem estrias, tem como tirar nas imagens?

Usamos filtros de pele e também tiramos no photoshop.

4-Não sei fazer as poses, vai ficar feio?

As fotos mais espontâneas são as mais lindas, não gosto de fotos pousadas, deixo os casais conversando, rindo e aí vou tirando, as mais lindas são aquelas em que elas não esperavam pelo click.

*****

E aí, o que achou? Dá vontade de fazer na hora não é? Eu vou querer com certeza. Se já queria antes, depois de conhecer o trabalho da Marja quero ainda mais…

Você já fez? Compartilha com a gente a sua experiência nos comentários…

Um grande beijo e até mais!!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

2 Comments

  • Geila

    Reply Reply fevereiro 11, 2016

    Lindo trabalho!
    Na época que tive meu bebê, fiz as fotos com uma outra fotografa e também ficaram muito boas, vale a pena o investimento, fica pra sempre!

    http://gabixbento.com.br

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field