Corrimento durante a gravidez: o que é seguro e o que não é

Algumas mulheres têm um aumento em seu corrimento vaginal durante a gravidez, e algumas não têm. Um aumento repentino deve ser investigado para se certificar de que não há infecção.

Aqui, você verá alguns “vazamentos” comuns durante a gestação e vai saber quais são os que podem sinalizar um problema que requer atenção médica.

Infecção por fungos

Os sintomas: grávida ou não, você vai experimentar os mesmos sinais, que podem incluir comichão, vermelhidão e dor na área vaginal, juntamente com uma secreção inodora e branca. Algumas mulheres também têm dor durante a relação sexual e ardor ao urinar.

Normal ou não? Normal – devido a alterações hormonais e outras infecções fúngicas, são muito comuns durante a gravidez.

Como lidar: Consulte o seu médico sobre a medicação necessária – cremes vaginais ou supositórios –  e, se necessário, para afastar a vaginose bacteriana ou alguma outra doença sexualmente transmissível.

Vaginose bacteriana

Os sintomas: a vaginose bacteriana (uma infecção causada por um desequilíbrio entre as bactérias normalmente encontradas na vagina) é por vezes assintomática, mas pode produzir uma secreção com “cheio de peixe”  que é mais perceptível após o sexo . Coceira e/ou queimação também podem ser sintomas na vaginose.

Normal ou não? Não. “A vaginose bacteriana começa como uma infecção vaginal, mas às vezes pode subir para o útero e causar ruptura prematura das membranas e parto prematuro”, diz Dr Sarvis, MD em Bloomfield Hills, Michigan.

Como lidar: Consulte o seu médico imediatamente. A prescrição de certos medicamentos pode atenuar os sintomas sem pôr em perigo o feto e diminuir a probabilidade de parto prematuro.

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Os sintomas:  A secreção, que às vezes é um sintoma de gonorréia, pode ser amarelada. A que é causada pela tricomoníase pode ser espumosa,  amarelo-esverdeada e muitas vezes associada a prurido. Estas  infecções podem causar a relação sexual dolorosa ou micção.

Normal ou não? Não. Ter uma doença sexualmente transmissível durante a gravidez pode levar a parto prematuro e uma infecção uterina após o parto. Alguns organismos que causam doenças sexualmente transmissíveis podem passar através da placenta e afectar o feto; outros pode ser transmitida para o bebê durante o parto.

Como lidar: Faça o teste.  Muitas doenças sexualmente transmissíveis podem ser tratados com segurança com antibióticos durante a gravidez.

Urina

Os sintomas: A melhor maneira de dizer se você está vazando urina é observar quantas vezes e quando ele ocorre, diz Dr. Sarvis. Se vazar apenas ocasionalmente, como quando tossir, espirrar ou dar uma boa gargalhada, é provavelmente urina. O cheiro e a cor são indicadores úteis, também.

Normal ou não? Normal. Vazamento de urina ocorre devido à pressão do útero em crescimento sobre a bexiga.

Como lidar: os exercícios de Kegel – contraindo e soltando os músculos ao redor da vagina – ajuda algumas mulheres controlar suas bexigas. Você também pode executar “esvaziamento profilático” – ir ao banheiro antes de você ter a sensação real de que necessitam para ir. Faça o que fizer, não pare de beber muita água em uma tentativa de evitar o problema.

Fluido amniótico

Os sintomas: O líquido amniótico (a “bolsa d’água”) deve ser claro, mas também pode ser marrom, verde, rosa ou amarelo. E, ao contrário da urina, esse vazamento não acontece apenas esporadicamente; se suas membranas são rompidas, você geralmente continua a vazar. Se você não tiver certeza se é o líquido amniótico ou a urina, coloque uma almofada e deite-se durante cerca de 30 minutos, se você sentir um pequeno jorro quando ficar de pé, provavelmente é o líquido amniótico.

Normal ou não? Não. Até que entre em trabalho, uma mulher grávida nunca deve estar vazando líquido amniótico.

Como lidar: Chame o seu médico imediatamente.

Líquido vermelho

Não é incomum em algumas mulheres grávidas detectar, após a relação sexual, ou um exame pélvico um líquido vermelho. Mas se ele não parar em logo, procure seu médico. Qualquer sangramento durante a gravidez é uma bandeira vermelha.

Essas dicas foram úteis para você? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field