5 Brincadeiras Fáceis para Você fazer com o seu Bebê!

Todo mundo sabe que brincar é algo muito importante para os bebês. Não só para eles se divertirem, mas também para ajudar no seu desenvolvimento. E brincar com os pais é ainda melhor, pois promove a interação da família, faz você conhecer melhor o seu filho e o ajuda a se sentir mais seguro e amado.

Mas na hora H, muitos pais ficam sem saber exatamente o que fazer. Afinal, para brincar, temos de largar o raciocínio de lado e se deixar levar pelo prazer e pela fantasia — algo que desaprendemos quando adultos. Uma boa ideia é investir em brincadeiras, músicas e jogos dos quais você gostava quando era criança.

Era louca por bonecas? Compre algumas de pano para brincar com o seu bebê. Adorava Os Saltimbancos? Vá atrás das músicas para ouvirem juntos. “Quando os pais brincam com prazer, a criança sente e aproveita mais”, ensina Maria Ângela Barbato Carneiro, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Estudos do Brincar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Conheça abaixo algumas sugestões de atividades para fazer com o seu filho. Elas estão divididas por fases. Quando ele sentar, você pode continuar com as brincadeiras da primeira fase, adaptando-as, e assim por diante. Não esqueça que a capacidade do bebê em se concentrar é muito pequena. Então, quando ele desistir da brincadeira depois de três minutos, não é porque não está gostando — mas sim porque já está pronto para a próxima!

Enquanto o bebê não senta:

Ele pode parecer um ser muito passivo, que mal consegue comandar os próprios movimentos, mas já dá, sim, para vocês brincarem juntos.

1. Converse com ele

brincadeira-com-bebe-01Acredite: ouvir a sua voz, o som que mais o acalma no mundo, é uma verdadeira brincadeira. Fale bastante, conte o que está acontecendo a sua volta, explique o que está fazendo, trocando a fralda, dando banho, amamentando… Lógico que ele não entenderá o significado exato, mas captará seus bons sentimentos.

2. Cante

brincadeira-com-bebe-02

O bebê vai adorar ouvir sua voz e vai entender que a música é outra forma de comunicação. Relembre as cantigas de roda que sua mãe cantava para você na infância e suas atuais músicas preferidas. Vale tudo desde que você o faça com prazer.

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

03- Faça caretas

brincadeira-com-bebe-03

Bebês adoram olhar rostos e vai adorar ver sua boca, seus olhos e suas mãos em movimentos diferentes. Mesmo que ele não demonstre grandes reações, como dar risadas, ficará entretido tentando entender.

Atividades para quando o bebê já consegue ficar sentado e começa a engatinhar

Com o bebê mais firme, as possibilidades aumentam. Seu ângulo de visão muda, ele será capaz de identificar brinquedos maiores e as atividades envolvendo movimentos ficam ainda mais interessantes.

04- Variedade

brincadeira-com-bebe-17

Na hora de lidar com os brinquedos, misture os mais flexíveis (borracha, pano) com os mais rígidos (plásticos duros próprios de brinquedos infantis) para o bebê entrar em contato com vários tipos de desafio. Mostre as cores, os formatos e as texturas diferentes.

05- Aproxime os brinquedos

brincadeira-com-bebe-16

Colocar o bebê sentado no edredom com vários brinquedos em volta é sempre bom. Mas sente ao seu lado, mostre os brinquedos, ensine como eles funcionam. Procure colocar alguns objetos que cabem nas mãozinhas do bebê para ele segurar. Mas nada muito pequeno — o mais seguro é usar o tamanho de uma bola de pingue-pongue como referência.

Nós achamos essas dicas no site bebe.abril.com.br e você pode clicar aqui e conferir mais opções de brincadeiras para fazer com seu bebê, são 42 para várias fazes dele.

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field