Como saber se estou grávida: Sintomas de gravidez

Para início de conversa, apenas um exame feito em laboratório de análise poderá confirmar se você está realmente grávida, como o exame de beta HCG (exame de sangue), por exemplo, que é bastante realizado pelas possíveis mamães. O HCG é considerado o hormônio da gravidez, pois sua presença em altos níveis no nosso organismo representa um importante índice que houve fecundação. Esse hormônio mantém o corpo lúteo do ovário intacto durante o início da gestação, além de promover a produção da progesterona.

No entanto, há alguns sinais bastante comuns entre as mulheres que pode apontar uma possível gravidez.

Confira a seguir 7 sinais de uma possível gravidez:

sintomas de gravidez

Seios doloridos

Este é um dos sintomas mais comuns da gravidez. O tecido da mama é extremamente sensível ao hormônio, então quando a progesterona e o hCG começam a inundar o corpo após o óvulo ser fertilizado, eles aumentam o seu volume de sangue, o que faz com que seus seios inchem e você se sinta mais pesada do que o habitual.

Cólicas

Você pode sentir cólica quando começa ou quando está prestes a começar o seu período, pois quando o óvulo fertilizado se prende à parede do útero, ele, o útero, pode se esticar um pouco (daí as cólicas), já que ele está se preparando para a enorme expansão ao longo dos próximos nove meses.

Sangramento

Muitas mulheres confundem um sangramento leve com mestruação, mas 25% das mulheres terão algum sangramento durante a implantação. Se você perceber que seu “período” está mais curto ou diferente do habitual, pode ser um sinal de gravidez.

Inchaço

Não está conseguindo entrar na sua calça favorita? Níveis altos de progesterona abrandam o seu aparelho digestivo e podem fazer sua barriga aumentar mais que o habitual. Se o inchaço não for embora e sua mestruação nunca vem, fique ligada.

Dores de cabeça

O aumento do volume de sangue pode desencadear dores de cabeça tensionais frequentes, mas leves nas primeiras semanas de gravidez. Ela está relacionada ao fato que o seu corpo está se ajustando aos altos níveis hormonais.

Sono

No início da gravidez é comum as mulheres sentirem um sono excessivo e bastante cansaço. Mas só apresenta uma possível gravidez se você sentir outros sintomas como os listados acima.

Enjôo

Ok, esse sintoma não é nenhuma novidade, nós sabemos. Mas se você sentir enjôos logo nas primeiras semanas de fecundação, antes mesmo que sua menstruação esteja atrasada, fique em alerta mais uma vez.

Está sentindo pelo menos dois dos sintomas que foram listados? Então corre para o laboratório e marca o seu exame de sangue para analisar os níveis de HCG no seu organismo. Se der positivo, conta pra gente. Adoramos conversar com as novas mamães.

Boa sorte! Estamos na torcida por você.

Insira aqui seus dados para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas.

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

2 Comments

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field