Saiba o que é a DIÁSTASE e como combatê-la / Conheça a Técnica Tupler

Diástase significa separação.

A diástase abdominal é a separação do músculo reto-abdominal, também conhecido como “tanquinho”. Essa condição acontece quando há grande aumento da pressão abdominal e os músculos precisam se separar para suportarem essa pressão. O exemplo mais comum é a gestação. Durante os nove meses da gestação, o útero crescente exige uma adaptação do abdome para acomodar o bebê. Essa adaptação ocorre com o “afinamento” da musculatura e separação do músculo reto-abdominal. Com a separação, o tecido que une os dois lados do músculo se estende e fica fino e fraco.

Captura de Tela 2016-07-29 às 10.35.59

Quando o bebê nasce, o músculo nem sempre volta à posição anterior à gestação. Se ele permanecer separado, a paciente mantém a diástase adquirida na gestação.

As principais consequências são: 

  • Barriga com aspecto de grávida e que não some com dieta ou exercícios
  • Dor lombar
  • Hérnia umbilical em certos casos
  • Barriga com aspecto de “estômago alto”
  • Parto vaginal difícil e demorado
  • Barriga dilatada nos homens, com aspecto de “pancinha de chopp”

A gestação não é a única causadora da diástase.

As outras causas podem ser:

  • Exercicios físicos executados de forma incorreta ou com peso excessivo
  • Ganho importante de gordura na região abdominal
  • Postura errada
  • Deitar e levantar de forma incorreta
  • Carregar peso sem ativar o abdome

GD - BAIXE AQUI REVISTA

A Técnica Tupler é um tratamento conservador (não-cirúrgico) que abrange todos os aspectos relacionados ao tratamento da diástase do músculo reto-abdominal. São exercícios específicos para o fortalecimento muscular do transverso e reto-abdominais, uma faixa para aproximação das bordas afastadas do músculo em questão, orientações posturais, exercícios de respiração e orientações sobre atividades do dia-a-dia e atividades físicas que você precisa adaptar para não ter recidiva ou recorrência dessa condição.

A Técnica não tem como objetivo o emagrecimento ou o tratamento da flacidez, mas sim o fortalecimento da musculatura e, com isso, o fechamento da diástase. Foi criada há mais de 20 anos por Julie Tupler, RN e já auxiliou milhares de pessoas em todo o mundo. Entre elas, várias celebridades de Hollywood que buscavam o abdome perfeito após a gravidez.

A técnica é muito simples e prática: consiste no uso de uma faixa abdominal específica para os músculos reto abdominais e na execução de exercícios fáceis que podem ser realizados em qualquer local, até mesmo dirigindo.

Qualquer pessoa pode fazer o programa: homens, mulheres e crianças.

É especialmente indicado para mulheres insatisfeitas com a barriguinha pós parto; portadores de dor lombar; grávidas que desejam ter um parto vaginal; portadores de hérnia umbilical.

Nunca é tarde demais para fechar uma diástase! Tudo depende da recuperação do tecido conjuntivo. A diástase pode ser fechada em qualquer momento e em qualquer pessoa. O tempo de duração depende da gravidade da sua diástase e de seu comprometimento com o programa.



 Os benefícios são enormes: 

  • uma barriga reta;
  • cintura mais fina;
  • alivio para dor nas costas;
  • trabalho de parto muito mais eficiente.

Quando começar 

Gentantes

Podem fazer o programa durante a gestação  para prevenir uma diástase ainda maior. Além disso, a Técnica Tupler™ ajuda a prepará-las para o parto normal (aumenta a força de contração no período expulsivo) e acelera a recuperação no período pós-parto (normal ou cesárea).

*As gestantes estão liberadas a iniciarem o programa a partir do segundo trimestre da gestação.

Pós-Parto

Se o parto for natural, o programa pode ser iniciado após 15 dias. Se o parto for cesárea, o programa pode ser iniciado após 40 dias.

  • IMPORTANTE: Ambas as situações precisam da liberação do obstetra.
Sobre a autora:
  • Dra Beatriz Araújo: Formada em Medicina no ano de 2003 pela Universidade de Brasília, é a única médica licenciada em todo o mundo. Utiliza seus conhecimentos de Medicina do Esporte e Exercício para melhorar os resultados propostos pela    Técnica Tupler™ e a saúde geral de seus pacientes.
  • Contato e maiores informações: www.drabeatriz.com.br

GD - BAIXE AQUI REVISTA

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field