Gravidadicas.com.br

Tudo o que você precisa e deve saber antes, durante e depois da gestação você encontra aqui.

quinta-feira

1

outubro 2015

0

Comentários

Especial Outubro Rosa: O câncer e a infertilidade

Escrito por , Postado emEu quero engravidar

Todo mundo já conhece ou pelo menos ouviu falar do Outubro Rosa, este movimento mundial pela conscientização do câncer de mama tem ano após ano ajudado que a prevenção do câncer e o diagnóstico precoce da doença salve milhares de vida.

Graças a Deus que a luta contra o câncer tem sido vitoriosa, médicos e pacientes hoje em dia se preocupam também com a qualidade de vida após superar a doença. Neste aspecto, prevenir a perda da fertilidade é uma prioridade antes de dar inicio ao tratamento oncológico.


A quimioterapia ou radioterapia, que permite a cura contra o câncer pode produzir infertilidade. Isto ocorre porque os agentes utilizados nesses tratamentos oncológicos afetam as células germinativas (espermatozóide e óvulo). O efeito poderá ser maior ou menor dependendo da dose recebida e também de cada paciente. Portanto, consciente que evitar o tratamento não é uma opção, porque disso depende a cura do câncer; os pacientes que recebem o diagnóstico de câncer devem conversar com seus oncologistas sobre o risco de perda da fertilidade e o tempo que dispõe antes do inicio do tratamento para realizar o congelamento de óvulos ou sêmen.

Veja o vídeo com a explicação da Dra. Genevieve Coelho, diretora da clínica IVI Salvador, sobre a relação do câncer e a fertilidade e os tipos de câncer que mais afetam a fertilidade.

O que fazer para que o câncer não impeça o sonho de ser mãe?

Quanto mais cedo for detectado o câncer, mais fácil será o tratamento e mais tempo o oncologista pode dar para que seja feita a preservação da fertilidade, pois o processo de congelamento de óvulos por conta da fase de estimulação dos ovários leva em torno de 10 dias.

o-cancer-e-a-gravidez

O fato de preservar a fertilidade tem sido observado como algo positivo com relação ao estado de ânimo para a superação dos tratamentos contra o câncer, pois ao realizá-lo a pessoa estará fazendo um plano para o futuro, focando seus pensamentos na cura do câncer. Veja na história de Maria Paz, um exemplo de luta e vitória contra o câncer de mama e a favor da família.

Como é feita a preservação da fertilidade passo a passo?

Estimulação Ovariana

Este procedimento dura em média 10 dias e é utilizado para poder guardar mais óvulos para o futuro, já que em um ciclo normal a mulher libera somente um óvulo. Durante o período de estimulação dos ovários são realizadas ultrassonografias periódicas para acompanhar a evolução dos folículos (cápsulas que guardam os óvulos) e serão também verificados os níveis de estradiol para comprovar que estão dentro dos parâmetros esperados. Vale destacar que este procedimento não interfere na evolução do câncer.

Punção folicular

Ao comprovar por meio de ultrassonografia que os folículos alcançaram o tamanho e número adequado, é programada a punção folicular aproximadamente 36 horas depois da administração de uma injeção de hCG, que induz à maturação do óvulo. A punção, que é a captação dos óvulos maduros, dura aproximadamente 15 minutos e realiza-se em ambulatório com anestesia.

Vitrificação dos óvulos

A técnica de congelamento rápido ou vitrificação trata o óvulo e o mantêm congelado em nitrogênio líquido a uma temperatura de 196º, o que permite preservar a qualidade dos óvulos no mesmo estado em que se encontram no momento de seu congelamento. Os óvulos podem permanecer vitrificados por tempo indeterminado.

Sobre o IVI
Com sede na Espanha, o Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) iniciou suas atividades em 1990. Possui mais de 40 clínicas em 10 países e é líder em medicina reprodutiva. O grupo conta com uma Fundação, um programa de Docência e Carreira Universitária. No Brasil, possui clínicas em Salvador e São Paulo.
*Post Colaborativo

Se mantenha informada, assine a nossa lista!

privacy Respeitamos a sua privacidade, não enviamos spam.

Comenta Aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.