A Importância do Períneo Antes, Durante e Após a Gestação

O Grávida Dicas pede atenção especial para esse post, já que o assunto Períneo é desconhecido por grande parte das mulheres. É com muito prazer que o GD (Grávida Dicas) recebe a Dra Laira Ramos para nos deixar mais informadas sobre esse tema. Vamos ao que interessa?

***

Quem é Laira Ramos?

Fisioterapeuta, especialista em reabilitação perineal, idealizadora e proprietária do PERÍNEO, do protocolo Reabilitação Perineal Ativa,  autora do livro Reabilitação Perineal Ativa e muito mais. O curriculum completo da Dra Laira você encontra aqui.

O que é Períneo?

O PERÍNEO é um grupo muscular que fica na base da pelve que é responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, uretra, vagina e ânus) e pela continência urinária e fecal; sendo também muito importante para a sexualidade e reprodução. Alterações na pelve podem levar à incontinência urinária, retenção urinária, incontinência fecal, obstipação, prolapsos dos órgãos pélvicos, algias pélvicas e disfunções sexuais.

Qual a relação entre o períneo e a gestação?

As alterações biomecânicas e metabólicas que ocorrem no seu corpo durante a gestação podem ser causa de desconforto e de algumas disfunções perineais, sendo a mais comum a incontinência urinária. A incontinência urinária no pós-parto é muito comum, mas também há casos de prolapsos e incontinência fecal. Estas patologias são decorrentes da fraqueza da musculatura do períneo, sendo, por isso, fundamental que no pós-parto seja feita uma avaliação desta musculatura em todas as mães, independente se tenha sido parto normal ou cesariana. Os músculos do períneo sofrem uma sobrecarga de peso, pois eles sustentam o útero. Por isso é muito importante que a mulher comece a fazer a preparação desses músculos quando planejar a gravidez ou logo que descobrir que está grávida.

O corte da episiotomia ou a laceração do períneo podem deixar esta região muito dolorida, dificultando a recuperação do pós-parto e, em muitos casos, levando a dores e desconforto durante a relação sexual. A contração da musculatura do períneo e técnica de massagem cicatricial ajudam para que esta recuperação seja mais rápida e menos dolorosa.

gravidez, o parto vaginal, a obesidade, a menopausa e o sedentarismo são as principais causas das alterações da musculatura do períneo, aumentando a chance do desenvolvimento dessas patologias.

Como é a reabilitação perineal?

A reabilitação perineal é a área da fisioterapia que trata as disfunções perineais (incontinência urinária, incontinência anal, retenção urinária, obstipação, prolapsos dos órgão pélvicos,disfunções sexuais) e dá suporte à mulher durante a gravidez. Este tratamento ajuda o paciente a ultrapassar estas patologias melhorando bem-estar, qualidade de vida, prazer sexual e auto-estima.

A fisioterapia no pré parto tem o objectivo de ajudar a grávida na adaptação das alterações biomecânicas para que ela possa desfrutar esta etapa tão especial com o máximo de conforto e segurança. Técnicas de massagens e alongamentos são utilizadas para  as dores nas costas, pescoço, pernas e ciática. Técnicas de respiração, relaxamento e expulsão são ensinadas para que o trabalho de parto decorra de uma maneira tranquila e agradável, o pai também pode participar de algumas sessões para se preparar para ajudar durante o trabalho de parto. O períneo da grávida é preparado para suportar a sobrecarga de peso.

A reabilitação perineal também pode ser conhecida como fisioterapia pélvica, reabilitação pélvica, saúde da mulher, fisioterapia em uroginecologia, fisioterapia ginecológica, entre outros.

***

E aí, deu pra clarear “as idéias” ? É sempre bom e importante estar bem informada pra não ficar acreditando em mitos, por isso, o Grávida Dicas sempre busca profissionais de referência.

O GD agradece demais a Dra Laira Ramos pela sua disponibilidade em compartilhar seus conhecimentos conosco.

Deixe nos comentários suas perguntas e/ou compartilhe suas dicas com a gente. Ah, e não deixe de se cadastrar na lista de emails do GD, ok?

Até mais.

Insira aqui seus dados para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas.

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

2 Comments

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field