Gravidez semana a semana: Semana 05 a 08

Olá, mamãe!

Continuando nosso especial sobre gravidez semana a semana, em especial para as mamães de primeira viagem, vamos falar nesse post sobre o que acontece com você e o seu bebê durante a 5ª e a 8ª semana. Se você ainda não conferiu o nosso post sobre a semana 01 a 04, clique aqui.

Semana 05

Agora que o primeiro mês passou, a partir da 5ª semana você oficialmente já deve saber que está grávida, pois o seu período menstrual já passou e você começou a sentir alguns ou a maioria dos sintomas de gravidez, como enjoos, fadiga e tontura.

É super importante que nesse período já sejam feitos os primeiros ultrassons e que você seja acompanhada por uma médico para saber como o seu bebê está se desenvolvendo dentro da sua barriga.

Mudanças no seu corpo:  

Com os níveis hormonais elevados, principalmente o HCG (o hormônio da gravidez), você deverá estar com os sentimentos fora do controle, uma hora fica muito emotiva e outra nervosa ou estressada. Você ainda está mostrando bastante, mas deve sentir-se um pouco inchada.

O seu abdômen só deve começar a subir na semana 14, mas a sua pressão arterial vai aumentar e você vai sentir vontade de ir ao banheiro com frequência.  Nessa semana, a maioria das pessoas não serão capazes de dizer, olhando para você que está grávida, mas você vai saber.

O bebê: 

5 semanasO seu bebê está crescendo rapidamente e até o final da quinta semana, ele tem o tamanho de uma semente de laranja ou 1,25 mm de comprimento. Durante esta semana, os órgãos vitais do seu bebê estão crescendo, coração, o sistema nervoso central, ossos e músculos estão se formando. Além disso, o esqueleto começa a tomar forma.

O coração do bebê está se desenvolvendo rapidamente, à medida que começa a se separar em quatro câmaras e começa a bombear sangue. Algumas ultrassonografias serão capazes de já captar o batimento cardíaco. O bebê desenvolve mais de 1 milhão de células por minuto. É como se fosse dado um sinal para que todos os órgãos do bebê pudessem agora se desenvolver e o tubo neural que se torna o cérebro e medula espinhal, começa a se formar. A placenta se desenvolve e através dela e do cordão umbilical, o bebê recebe os nutrientes necessários. Os olhos, ouvidos, nariz, boca, dedos, mãos e os pés também começam a aparecer.

DicaGD: 

A quinta semana traz estágios de desenvolvimento cruciais em seu bebê e se você ainda não mudou alguns dos seus hábitos, como beber, fumar, drogas e não começou a ter uma gravidez saudável, você pode estar arriscando a saúde do seu bebê.

Semana 06

Alcançar a sexta semana de gravidez é um grande marco. Ela marca o ponto no meio do primeiro trimestre. O bebê está definitivamente crescendo, mudando e em desenvolvimento e em seis semanas, ele já está oficialmente tornando forma. Uma mulher grávida pode ter 100 por cento de certeza que está grávida por volta da sexta semana, pois  os sintomas de gravidez estão em pleno andamento e todos os testes estão dando resultados positivos.

Mudanças no seu corpo:  

É nessa fase que você começa a ter alterações de humor e sentir o famoso desejo de comidas estranhas. Enjoos, fadiga, ganho de peso, seios sensíveis e náuseas já farão parte da sua rotina. Estes sintomas de gravidez ocorrem devido ao ritmo acelerado em que seu bebê está crescendo, mas existem algumas coisas que você pode fazer para aliviar e você pode saber mais clicando aqui.

Muitas mulheres ganham cerca de cinco quilos durante o primeiro trimestre, mas muitas costumam perder peso durante as primeiras seis semanas de gravidez, devido à náusea e enjoo matinal. Você não precisa se preocupar com isso.Todas as mulheres são diferentes e têm diversas experiências com o seu peso durante a gravidez.

O bebê: 

Com seis semanas, o bebê está passando por mudanças visíveis. As orelhas, boca e nariz já podem ser vistos nas ultrassonografias. Os olhos e as narinas também estão se formando e elas aparecem em um ultrassom como pontos pretos. Braços e pernas do seu bebê estão começando a se projetam a partir do corpo.

Os batimentos cardíacos do bebê está entre 100-160 batimentos por minuto (duas vezes mais rápido que o seu ou o meu). O sangue circula e os pulmões, intestino, fígado, pâncreas estão todos em formação. Seu bebê é de aproximadamente ¼ de polegada de comprimento e se assemelha a um feijão de lentilha. Em seis semanas de gravidez, o bebê é capaz de fazer os seus primeiros movimentos, embora esses movimentos sejam suaves para serem sentidos por você.

#DicaGD 

Não é porque você está grávida que deve comer por dois, hein? Tente consumir apenas 300 calorias extras por dia e tente manter o seu ganho de peso baixo. Dividir as refeições e alimentar-se durante todo o dia é uma ótima ideia. Isso irá ajudá-la a controlar os enjoos, que é muito pior com o estômago vazio.

Que tal já começar a pensar no futuro? Ir comprando aos poucos as roupas para usar ao longo da gestação é uma boa ideia. Para saber como comprar roupas para gestante da China e economizar nas compras durante a gravidez clique aqui.

Semana 07

Mudanças no seu corpo:  

Embora essas ainda não seja a fase do inchaço, você deve continuar se sentindo um pouco inchada. Algumas mulheres começam a mostrar um pequeno inchaço na parte inferior do abdômen. Na maioria dos casos, o bebê é ainda muito pequeno para fazer o seu abdômen ficar maior e isso é mais do que provável devido ao inchaço.

A sua calça jeans preferida já pode não caber mais confortavelmente. Durante a sétima semana, é melhor começar a olhar algumas mais largas e de grávida.

gravida_na_semana_7_da_gravidezVocê vai continuar sentindo os sintomas de gravidez, incluindo dores, dores de cabeça, fadiga, enjoo, seios sensíveis e os desejos. Os desejos de comida estão começando oficialmente a tomar conta de sua vida. Você pode sentir desejo de comer alimentos que você não gostava ou achava ruim. Isso é normal e enquanto for saudável para o seu bebê, não há problema em comer algumas coisas estranhas ou diferentes.

Uma das principais mudanças que ocorrem em seu corpo durante a sétima semana é o desenvolvimento de seu tampão mucoso. O colo do útero está se formando um “plug in” para abertura do canal cervical para vedar o útero para a proteção. Você vai finalmente perder este plug quando o trabalho de parto começarem.

O bebê: 

O seu bebê está com mais ou menos 13 milímetros de comprimento. As características faciais estão realmente começando a entrar em foco, como a boca e língua estão se formando. Os olhos também começam a se formar. Durante esta semana o seu bebê está desenvolvendo seu próprio tipo de sangue. Os músculos, ossos, órgãos continuam a crescer, os intestinos e apêndice estão totalmente formados. O fígado começou a produzir glóbulos vermelhos. Os dedos dos pés e os dedos do seu bebê pode ser visto em um ultrassom.

Apesar de ainda estarem crescendo, os ouvidos de seu filho começam agora a afinar a capacidade auditiva. Um bom momento para cantar para ele e escutar músicas e sons que a deixam tranquila.

Semana 08

Muitas coisas estão acontecendo durante a oitava semana de gravidez. Embora muitas mulheres agendem suas primeiras consultas médicas durante a sexta e sétima semanas, muitos profissionais preferem esperar até depois da oitava semana antes de agendar uma consulta.

Você já terá o seu primeiro ultrassom feito, então você vai ver o seu bebê pela primeira vez. O ultrassom também irá apontar quantos batimentos cardíacos ele está tendo e até mostrar se você pode ter gêmeos.

Mudanças no seu corpo:  

Muitas mudanças continuam a ocorrer em seu corpo e muitas mudanças começam a acontecer do lado de fora do seu corpo. Seu útero está crescendo de acordo que o bebê cresce e ele tem agora o tamanho de uma toranja. Seus seios vão ser cada vez mais sensíveis à medida que começam a se preparar para a lactação. Varizes, aquelas veias escuras, podem aparecer ao redor dos seios, devido ao aumento da oferta de sangue. Estas veias não aparecem em todas as mulheres, mas a maioria costuma ter.

Por causa das mudanças hormonais dentro de seu corpo, a aréola (a pele ao redor dos mamilos) começa a escurecer. Tubérculos de Montgomery (pequenas glândulas na superfície do aréola) se desenvolvem e os mamilos ficam maiores. Uma substância espessa, amarelada chamado colostro começa a sair a partir dos mamilos. Você pode ter cólicas ou dor em seu abdômen devido ao crescimento do útero.

Fique ligada nos nossos próximos posts e deixe seu comentário falando qual semana você está.

Um abraço e até a próxima!

Com informações do www.pregnancycorner.com e www.bebe.abril.com.br

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

1 Comment

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field