Gravidez semana a semana: Semana 01 a 04

Olá! Se você é mamãe de primeira viagem, nosso especial “Gravidez semana a semana” é ideal para você entender o que está acontecendo com seu corpo e o desenvolvimento do seu bebê.

Mamãe Saudável

Logo nas primeiras semanas dificilmente você perceberá que está grávida, a não ser que você já fique em dúvida com a sua menstruação estar atrasada alguns dias.

Na primeira semana, você pode não sentir nada, mas como já falamos nesse post sobre os sintomas de gravidez, você pode sentir os seios doloridos, cólicas, dor de cabeça, sono, enjoos e até ter um leve sangramento ao longo das primeiras semanas.

O ciclo menstrual dura aproximadamente 28 dias, embora possa ser curto durando 24 dias, ou longo, 35 dias. Ele (o ciclo) começa quando um óvulo sai do ovário e viaja para as trompas de Falópio, onde ele encontra o esperma. De lá, o óvulo fertilizado viaja pelas trompas de falópio e no útero, onde ocorre a implantação.

Algumas pessoas especulam que uma mulher não está realmente grávida durante a primeira semana de gravidez, pois a fecundação ocorre durante a segunda semana. Esta é a umas das razões pela qual tantas gestações passam despercebido durante a primeira semana.

Dica: Programa de Tratamento de Infertilidade

Semana 01

Mudanças no seu corpo: 

Não há mudanças físicas tão visíveis  durante a primeira semana, apesar de muitas mudanças internas estarem acontecendo. Os sintomas mais comuns incluem problemas digestivos como gases, prisão de ventre, seios sensíveis, fadiga, alterações de humor, enjoos, como já falamos anteriormente. Esses sintomas variam de mulher para mulher e a maioria das mulheres não sentem essas mudanças até depois da segunda semana.

O bebê: 

Durante a primeira semana de gravidez, não há grande desenvolvimento do bebê, além do óvulo  deixar o ovário e viajar para as trompas de falópio. Você não está realmente grávida, neste momento, já que a própria concepção não acontece até cerca de duas semanas após o seu término do seu ciclo menstrual. No entanto, esta semana está incluído no calendário da gravidez para ajudar o médico a calcular o primeiro dia do seu último ciclo menstrual mensal. É a partir deste dia que o ciclo de nove meses (ou 40 semanas, em termos médicos) é calculado, e a data prevista para o parto é calculada.

Uma vez que o óvulo é fertilizado, as células começam a se dividir ao longo dos próximos sete a dez dias. Durante a primeira semana do “bebê” é chamado de blastocisto. Pode quebrar o blastócito em duas partes – a parte externa do blastocisto torna-se a placenta, e a parte interna será o embrião durante a segunda semana de gestação. Se mais de um óvulo é liberado e fertilizado, vários zigotos podem se formar. Os zigotos têm 46 cromossomos, um número igual de cada pai, e os cromossomos têm material genético que determinam o sexo do bebê, cor do cabelo, características, cor da pele, altura e cor dos olhos.

#DicaGD 

Logo após a ovulação você pode se sentir um pouco quente e esse é um dos primeiros sinais que você está grávida. Faça o teste de gravidez e converse com seu médico.

Semana 02

sintomas-da-gravidezAs duas primeiras semanas de gravidez podem ser muito excitantes para uma mulher, mas ainda não tão emocionante. A parte nem um pouco emocionante desta segunda semana é que os sintomas da gravidez sempre tão populares começam realmente começam a aparecer. Seios doloridos, náuseas, tontura e sonolência são apenas alguns dos sintomas que as mulheres enfrentam durante a segunda semana. Como uma mãe grávida, você deve agora começar a se concentrar em mudar seu estilo de vida e hábitos alimentares, já que esta segunda semana é um ponto crucial para o desenvolvimento do bebê.

Aqui você pode conferir o post que falamos sobre os alimentos importantes  na gestação.

Mas se você já quer saber como ter uma gravidez saudável, como praticar exercícios, recomendamos que você conheça o Mamãe Saudável.

Mudanças no corpo: 

Você já pode dizer adeus ao seu período menstrual durante os próximos nove meses. Você não vai ter outra menstruação até depois que o bebê nasça. Além disso, o útero está aumentando sua produção de endométrio, o que proporciona um ambiente saudável para o bebê crescer.

O bebê:

Fora os 46 cromossomos, os dois mais importantes são o cromossomo X e do cromossomo Y. Estes dois cromossomos determinar o sexo do seu bebê. Cada óvulo tem um cromossomo X; cada esperma tem um X ou um cromossomo Y. Se o espermatozoide fertiliza o óvulo com um cromossomo X, você vai ter uma menina. Se é um cromossomo Y, você vai ter um menino.

O sexo é decidido no momento da fecundação, mas você não vai saber o sexo até as próximas semanas. O bebê, que, nesta fase, é chamado de embrião, consiste em 150 células que vão começar a se dividirem em três camadas separadas. Confira a seguir um breve resumo sobre cada camada e em que, eventualmente, irá se transformar:

1ª camada: a camada interna, e também conhecida como a endoderme ou endoblast, torna-se o sistema digestivo e das vias respiratórias, o que inclui as glândulas como o pâncreas, da tiroide e do fígado.

2ª camada: A camada do meio, e também conhecido como o mesoderme, torna os ossos do bebê, cartilagem, sistema circulatório, camada de revestimento interno, músculos, órgãos genitais, sistema excretor, e revestimento externo.

3ª camada: A camada exterior, e também conhecido como o ectoderme ou ectoblast, torna-se o sistema nervoso, o cérebro, e a epiderme, que inclui a pele, unhas, cabelo do recém-nascido.

Durante este tempo de transformação, o embrião simplesmente flutua no interior do útero, protegido pelas secreções do revestimento do útero. O bebê ainda é muito, muito pequeno, em torno de 0,1-0,2 mm de comprimento.



Semana 03

Apesar dos sintomas, muitas mulheres ainda não tem certeza se estão realmente grávidas durante a terceira semana. Se você ainda não tem certeza se está realmente grávida, você deve fazer  o exame de beta HCG (exame de sangue).

Após a confirmação de uma gravidez existente, você deve consultar um obstetra para manter contato ao longo dos próximos 9 meses.

Aproveite para fazer perguntas ao médico. Pergunte a ele quais são as mudanças necessárias que precisam serem feitas na dieta e no seu estilo de vida, quais vitaminas deve tomar e se é necessário acrescentar ou suspender alguma medição. Não tenha vergonha e receio de perguntar o que vier a sua mente.

Sintomas e mudanças no corpo: 

Mesmo que o bebê esteja crescendo em tamanho, durante a terceira semana muitas mulheres costumam perder peso devido a náuseas, vômitos e a falta de apetite causada pelas alterações hormonais. Cólicas e corrimento vaginal também são muito comuns. Embora não tenha muitas mudanças externas ocorrendo, é importante lembrar que as mudanças internas que estão ocorrendo são fundamentais, especialmente durante os primeiros estágios.

gravidez semana a semana

Seu obstetra irá provavelmente lhe dizer que você não precisa tomar cuidados nessa fase e pode também aconselhá-la a aumentar a sua ingestão de nutrientes. Os produtos lácteos, vegetais de folhas verdes, carnes vermelhas e legumes são excelentes fontes de ácido fólico, cálcio, proteína e ferro, todos os quais ajudam a desenvolver ossos fortes, músculos e tecidos do bebê. Além disso, uma dieta saudável pode ajudar você a gerenciar as mudanças de humor provocadas pelas alterações hormonais.

O bebê: 

Durante a terceira semana o bebê “é chamado” de mórula. A mórula é uma bola de células que são constantemente multiplicadas. Cerca de 30 horas após a fertilização, a mórula começa a dividir-se em duas células, depois quatro, em seguida, oito e assim por diante, enquanto se move a partir dos tubos de falópio para o útero. Como a mórula viaja, torna-se conhecido como um blastocisto, e esvazia e enche de fluido.

Partes específicas do bebê estão começando a tomar forma. Características como gênero, cor dos olhos, cabelo e da pele já foram determinadas. O cérebro, cabeça, coluna vertebral, e do trato gastrointestinal estão se desenvolvendo. O coração começa a bater e o tamanho do bebê varia de 0,2 milímetro a 0,5 milímetro.

Semana 04

(PRIMEIRO MÊS DE GESTAÇÃO)

Se você ainda não tem certeza se está ou não grávida, agora é um grande momento para confirmar. Nesse momento, você já deve ter tido sinais, como atraso na sua menstruação, alterações hormonais, náuseas e vômitos.

Se você já confirmou que está grávida, mudanças na dieta e estilo de vida são fundamentais durante a quarta semana. Afinal de contas, é a quarta semana, você esteve grávida durante um mês inteiro. O primeiro trimestre está em andamento e este é um ponto muito crítico para o desenvolvimento do seu bebê.

Fetos sofrem risco durante esta fase, pois o cérebro do bebê, coração, cabeça, coluna vertebral, ossos, músculos, tecidos e os dentes estão todos em desenvolvimento.

Durante a quarta semana de gravidez, o seu corpo está produzindo o hormônio da gravidez HGC, o que pode causar ansiedade, vômitos, náuseas, tonturas, desmaios, cansaço e mal humor. Seus seios vão se tornar cada vez mais doloridos e às vezes você vai notar uma sensação de formigamento. Algumas mulheres também acham que o olfato torna-se bastante acentuado, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do cheiro. Odores desagradáveis são mais propensos a causar náuseas ou vômitos.

A gravidez durante o primeiro trimestre você pode às vezes se sentir que os sintomas não vão passar. Mas tente não se estressar com isso, os seus sintomas irão desaparecer em breve.

Sintomas e mudanças no corpo: 

O bebê:

Seu bebê está se desenvolvendo rapidamente durante a quarta semana de gravidez. Concepção, fertilização e implantação já ocorreram e agora o seu bebê está se desenvolvendo realmente em um bebê. Agora já chamado de embrião, o bebê consiste em duas camadas, chamado de epiblasto e hipoblasto. Além disso, o saco âmnio e saco vitelino se desenvolvem durante esta quarta semana. O saco âmnio enche-se com fluido amniótico, o que protege o embrião. O saco vitelino produz o sangue e ajuda a nutrir o embrião até que a placenta assuma esse papel.

Rede vascular do seu bebê está crescendo e ajudando a transportar sangue, oxigênio e nutrientes da mãe para o bebê através do cordão umbilical. Seu bebê mede 0,4 milímetros de comprimento, aproximadamente do tamanho de uma semente de maçã. O coração está batendo, o sangue começa a bombear, e os órgãos estão se desenvolvendo.

4 semanas

Foto: Bebê abril

Gostou de saber como são as primeiras semanas de gestação? Então fique ligada nos nossos próximos posts e deixe seu comentário falando qual semana você está.

Um abraço e até a próxima!

Com informações do www.pregnancycorner.com

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

4 Comments

  • Aniélly Azevedo

    Reply Reply fevereiro 23, 2015

    Adorei as dicas, principalmente as da alimentação,tenho acompanhado sempre, estou na 8ª semana.

    • Gizelle Cavalcante

      Reply Reply fevereiro 25, 2015

      Ai que ótimo…Bom “ouvir” que as dicas estão ajudando as gestante… E você está no comecinho… Bjosss

  • juliane

    Reply Reply março 30, 2015

    Muito importante e necessário .
    Adorei . Estou com 6 semanas

    • Gizelle Cavalcante

      Reply Reply abril 1, 2015

      Que ótimo que gostou Juliane…é isso que buscamos, fornecer informações importantes para as gestantes…um grande abraço!

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field