4 Dicas de Exercícios na Gravidez

Olá mamães e tentantes, vocês sabem que o quanto o exercício é importante para a nossa saúde não é?

Na gravidez isso não é diferente, pois com o avançar da gestação o corpo precisará se adaptar a nova condição de grávida, passando por grandes mudanças físicas que precisam ser bem acompanhadas para que não provoquem desconfortos nesse momento sublime na vida da mulher, então aí vão algumas dicas de exercícios terapêuticos para vocês.

EXERCÍCIOS METABÓLICOS

Pela grande retenção líquida que os hormônios promovem na gravidez e permanência em algumas posturas por longos períodos (sentada ou em pé) a mulher pode apresentar edemas (inchaços) nas mãos e nos pés. Para que estes não ocorram, desapareçam ou diminuam é importante a realização de exercícios chamados metabólicos de extremidades (mãos e pés). Estes exercícios estimulam a irrigação sanguínea e o metabolismo, sendo realizados de forma rápida, enérgica e repetitiva, até que surja uma sensação de cansaço.

exercicio-na-gravidez

Abre e fecha as mãos

exercicio-na-gravidez

Flexão e extensão com rotação de tornozelos  – “dobrando e rodando os tornozelos”

ATENÇÃO: Se estes edemas forem persistentes e acompanhados de hipertensão arterial podem estar indicando uma DHEG (Doença hipertensiva da gravidez) e seu médico deve saber.

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE

A progesterona, o estrógeno e a relaxina que são hormônios presentes na gravidez provocam um aumento na flexibilidade e extensibilidade de músculos e articulações, deixando a grávida predisposta a distensões musculares e/ou articulares, sendo importante a prática de exercícios que melhorem o tônus do músculo e a amplitude das grandes articulações. Estes exercícios são mais lentos e rítmicos, realizados dentro do limite de cada mulher.

exercicio-na-gravidez

Lateralização do corpo com movimentos de braço e perna

EXERCÍCIOS PARA ABDOME E ASSOALHO PÉLVICO

A musculatura do abdômen irá se distender bastante com o crescimento uterino, bem como o assoalho pélvico (músculos localizados entre as pernas e que sustentam bexiga, intestinos e útero) que sustentará o peso do útero gravídico, de modo que podem tornar-se enfraquecidos, sendo importante a conscientização dessas musculaturas bem como seu fortalecimento na gravidez.

OBS: O estiramento excessivo dos músculos retos abdominais na gravidez pode resultar na chamada diástase abdominal (separação destes músculos) que causa alterações na postura e dores.

exercicio-na-gravidez-04

Exercícios de conscientização e fortalecimento do abdome e assoalho pélvico

exercicio-na-gravidez-05

ATENÇÃO: Na realização destes exercícios deve ser evitada a postura totalmente deitada a partir do segundo trimestre, pelo risco de surgimento da Síndrome de Hipotensão supina que é a compressão de veias do coração (veia cava inferior e aorta) pelo útero gravídico, levando a queda da frequência cardíaca e pressão arterial podendo causar tontura, náuseas, vertigem e até síncope.

EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS

Com o crescimento uterino este provocará a compressão de muitas estruturas, dentre estas do músculo principal da respiração, o diafragma, que se eleva cerca de 4 cm para cima limitando sua expansão, o que pode causar na gravida a sensação de “falta de fôlego”. Para aumentar essa capacidade respiratória os exercícios respiratórios são realizados de forma curta e lenta, com inspiração nasal e a expiração oral e podem ser associados a movimentos de braços.

 IMPORTANTE SABER:

Estes exercícios somente devem ser iniciados após a 16ª semana de gestação (4 meses) e com o conhecimento de seu médico obstetra

*Post produzido por Mara Marusia M. Sampaio Campos (Mestre em Saúde da Criança e do adolescente-UECE, Docente Unichristus e Fisioterapeuta da Maternidade Escola Assis Chateaubriand – MEAC/UFC).

Se Cadastre e Fique Atualizada.

privacy Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field