Como preparar meu filho pequeno para a chegada do bebê?

Não se preocupe demais achando que seu filho mais velho vai estragar a alegria da chegada do bebê na família. Ao mesmo tempo, porém, não espere que ele sinta a mesma felicidade que você. Ter bebê é coisa de adultos. Por outro lado, as crianças são apenas obrigadas a aguentar, e não necessariamente a gostar da nova situação (e geralmente elas não gostam!).



Há grávidas que observam que o filho mais velho já fica irritado só de ver a mãe segurando algum outro bebê no colo. Realmente é muito difícil admitir que nosso amado filho tenha raiva e inveja do irmãozinho. O que acontece é que eles acabam fingindo, para si próprios e para a criança também, que todos estão animadíssimos com a vinda de mais um membro da família. Não é de surpreender que isso não funcione.

Imagine como você se sentiria se seu marido um dia voltasse do trabalho com o anúncio de que terá uma segunda esposa: “Logo logo vou trazer a nova mulher aqui para casa, porque acho que assim você sempre vai ter companhia. Ah, e preciso que você seja uma ‘menina grande’ e me ajude a cuidar dela”.

Quando as pessoas que amamos são suficientes para nós, queremos que nós sejamos suficientes para elas; se elas buscam mais alguém, nos sentimos descartados e com ciúme.

Nesse cenário todo, sua tarefa é aceitar o fato de que um menininho de 2 anos também terá sentimentos contraditórios. Claro que você pode minimizá-los investindo em carinho e atenção máximos. Quando voltar do hospital, por exemplo, deixe que outra pessoa carregue o bebê para que seus braços estejam livres para abraçar o mais velho. Peça ajuda dele para pegar fraldas ou até escolher a roupinha do bebê.

O mais importante de tudo é que o estado emocional dele esteja o melhor possível para lidar com a transição.

Saiba mais clicando aqui.

Dica: Livro Digital “Manual do Primeiro Filho”

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field