Como evitar azia e enjoo na gestação

Olá, mamãe! Depois de dar dicas dos alimentos importantes para as gestantes, dessa vez vou dizer para você como evitar azia e enjoo, que são bastante comuns durante a gravidez.

Já nos primeiros três meses de gestação, cerca de 70% das mulheres sentem enjoos e a possível causa para que isso ocorra são os altos níveis do chamado hormônio da gravidez, o gonadotrofina coriônica humana, hCG ou pela falta de vitamina B6 na dieta.


Para a maioria das mulheres, geralmente os enjoos e vômitos começam antes que elas estejam com nove semanas de gravidez, cerca de seis semanas depois do seu último período. As mulheres costumam sentir enjoos logo pela manhã, no entanto, o desconforto e a vontade de vomitar podem ocorrer durante todo o dia. Normalmente, após a 14 semana os enjoos já desaparecem, mas algumas grávidas sentem enjoos durante mais tempo do que isso. Cerca de uma mulher em 10 continua a se sentir mal depois de 20 semanas.

alimentação saudávelOs enjoos e azia não afetam o seu bebê, mas se a náusea lhe impede de comer uma dieta equilibrada, certifique-se que você está recebendo os nutrientes que precisa.

Já a azia é descrita como uma sensação de queimação no peito causada pelo ácido do estômago que passa do estômago para o esôfago. Ela ocorre devido as grandes mudanças que o seu corpo está tendo nesse momento como as alterações hormonais e o crescimento do útero, que acaba pressionando o seu estômago.

Em alguns casos, alterações em sua dieta e estilo de vida pode ser suficiente para controlar a azia, especialmente se os sintomas são leves.

A primeira dica de como evitar azia e enjoos na gestação é (como já citado acima) mudar a sua alimentação, procurando consumir alimentos mais saudáveis, excluindo comidas gordurosas e oleosas do seu cardápio que são de difícil digestão.

  • Mas é recomendável que você descanse bastante, pois o cansaço pode piorar os enjoos.
  • Antes de se levantar, coma algo como uma torradas ou um biscoito água e sal, pois estômago vazio piora o enjoo.
  • Beba bastante líquido, como água. Mas tomando aos pouco, muitas vezes durante o dia, em vez de em grandes quantidades.
  • Prefira fazer refeições pequenas e frequentes, comendo a cada 2 horas.
  • Consuma alimentos que são ricos em carboidratos (como pão, arroz e massas) e pobre em gordura. Evite alimentos doces ou picantes.
  • Consuma alimentos frios, ao invés de quentes. As frias não emitem o cheiro que refeições quentes costumam fazer, o que pode fazer você se sentir doente.
  • Nos lanches, consuma frutas mais ácidas como como laranja, limão, kiwi, abacaxi, maçã verde.
  • Algumas grávidas dizem que o gengibre melhora a sensação de enjoos. Então prepare um chá ou compre aquelas balas que vendem na farmácia ou supermercado.
  • Acrescente também banana na sua alimentação, além de ajudar na diminuição dos enjoos, ela é rica em carboidratos, contém vitamina B6, que auxilia na formação do feto.

Se você tiver estiver sentindo bastante azia e as mudanças em sua dieta e estilo de vida não funcionam, procure o seu médico, ele poderá indicar o uso de alguma medicação para ajudar a aliviar os sintomas. Vários medicamentos para indigestão são seguros para uso durante a gravidez. No entanto, converse com seu médico antes de tomar qualquer coisa que eles não têm recomendado.

Os tipos de medicamentos que podem ser prescritos para azia durante a gravidez são:

Antiácidos, suplementos de ferro, omeprazol e ranitidina.

É importante que você pratique exercícios, procure ter uma alimentação balanceada para que assim tenha uma gravidez saudável, não só evitando enjoos e azia, mas também outros problemas que podem ocorrer.

Espero que tenha gostado do nosso post e lembre-se: Sempre consulte o seu médico! Ele que poderá dizer o que melhor para o seu caso.

Beijos e até a próxima.

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

3 Comments

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field