Como adiar a gravidez sem diminuir a fertilidade?

O surto de microcefalia fez muitos casais que tinham planos de ter filhos agora adiar a gravidez. No entanto, a decisão de adiar a gravidez para as mulheres que já passaram dos 35 é um contratempo arriscado em um período onde a fertilidade está diminuindo e os óvulos estão perdendo qualidade.

O que fazer nessa situação?

O primeiro passo é passar por uma revisão ginecológica que inclua a avaliação da fertilidade para saber se atualmente existe algum desequilíbrio que poderia prejudicar sua gravidez. Também é recomendável que o parceiro realize um espermograma, pois apesar de que o fator tempo não irá mudar muito o cenário da saúde dele antes dos 50, uma alteração da fertilidade masculina pode requerer seu devido tempo para ser solucionada.

Se quiser ter certeza, consulte um especialista em reprodução humana, porque com sua experiência e análises complementares às que o ginecologista pode ter solicitado, você terá mais certeza sobre a segurança de adiar a gravidez, além de explicar sobre a possibilidade de congelar óvulos (vitrificação), que é uma forma de manter a saúde dos óvulos no mesmo estado, como medida preventiva importante para quem pensa engravidar a partir dos 38 anos.

O que fazer se não for seguro esperar?

Com os resultados sobre a fertilidade do casal na mão, vocês podem estar mais tranquilos sobre esperar ou, pelo contrário, serão conscientes que adiar a gravidez pode ser um risco, principalmente se o resultado da contagem de folículos antrais e avaliação da reserva ovariana indicarem uma fertilidade mais reduzida, o que significa que é preciso tomar medicas rapidamente.

“Muitas mulheres percebem tarde que congelar óvulos poderia ter evitado a necessidade de contar com óvulos doados para conseguir engravidar no futuro, principalmente após os 37 anos” – explica Dra. Genevieve Coelho, especialista em reprodução humana e diretora da clínica IVI Salvador.

A idade ideal de congelar óvulos é até os 30 anos, porém se você já passou desta idade e ainda não tem previsão sobre quando irá ter filhos, ainda vale a pena considerar a possibilidade de fazer o congelamento.

Está vivendo esse momento? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

SOBRE  IVI:
COM SEDE EM VALÊNCIA, NA ESPANHA, O INSTITUTO VALENCIANO DE INFERTILIDADE (IVI) INICIOU SUAS ATIVIDADES EM 1990. POSSUI MAIS DE 50 CLÍNICAS EM 11 PAÍSES E É LÍDER EM MEDICINA REPRODUTIVA. O GRUPO CONTA COM UMA FUNDAÇÃO, UM PROGRAMA DE DOCÊNCIA E CARREIRA UNIVERSITÁRIA. WWW.IVI.NET.BR – IVI SALVADOR: (71) 3014 9999
About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field