Cólicas na gravidez é normal?

1. É comum a grávida sentir cólicas?

Segundo os médicos, dores uterinas durante a gestação são relativamente comuns e normais desde que não sejam muito frequentes e intensas. Já se as cólicas se tornam corriqueiras e fortes, é importante relatar o fato ao obstetra que faz o acompanhamento pré-natal. O primeiro e o terceiro trimestre da gravidez são a época mais sujeita a cólicas.

2. Por que elas acontecem?

Por diversas razões. “Se for a primeira gravidez, as cólicas podem acontecer pelo próprio crescimento uterino. Caso a mulher tenha uma cirurgia anterior, ela terá aderências que também vão causar dores à medida que a gravidez evolui”, esclarece João Leandro Costa de Matos, coordenador de obstetrícia do Hospital Balbino, do Rio de Janeiro. Existem ainda, segundo o médico, gestantes que sentem dor nos últimos meses devido à movimentação do feto. Essas situações estão dentro da normalidade.

3. Posso estar com outro problema?

Na gravidez, corrimento e infecção urinária podem estar relacionados a cólicas. “O corrimento vaginal contém bactérias que podem causar tanto a infecção urinária como a contaminação do útero e das trompas”, alerta Aléssio Calil Mathias, ginecologista, obstetra, pesquisador e diretor da Genics Medicina Reprodutiva e Genômica, de São Paulo. Ele explica que também é possível que as dores na bexiga, devido à infecção, sejam confundidas com cólicas uterinas. “Para ter um diagnóstico diferencial, solicitamos o exame de urina I a fim de verificar infecções e possíveis cálculos de vias urinárias”, diz Mathias.

4. Quando o embrião se fixa no útero, pode doer?

Geralmente, não. O processo de nidação do ovo – termo médico para o momento em que o embrião gruda na parede uterina – se dá alguns dias depois da fecundação. Na maioria das vezes, quando isso acontece, a mulher ainda não sabe que está grávida, mas pode sentir um leve desconforto. Entretanto, o sintoma mais comum da nidação é um pequeno sangramento.

Clique aqui e confira mais informações sobre cólicas na gravidez.

Não esqueça de curtir a nossa página no Facebook:  www.facebook.com/GravidaDicasOficial

Insira aqui seus dados para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas.

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

1 Comment

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field