Gravidadicas.com.br

Tudo o que você precisa e deve saber antes, durante e depois da gestação você encontra aqui.

quarta-feira

16

dezembro 2015

0

Comentários

Até que idade a mulher pode engravidar?

Escrito por , Postado emGravidez

Todo mundo ouviu falar de casos de alguém que conseguiu engravidar bem tarde, após os 40. Por outro lado os médicos estão sempre alertando que a fertilidade cai drasticamente a partir dos 35 anos.

Afinal, quem tem razão sobre até que idade a mulher pode ter filhos?

Podemos dizer que as duas possibilidades anteriores acontecem, mas o importante é não arriscar e saber que chances existem de acontecer com você. Então, perguntamos para os especialistas em reprodução humana das clínicas IVI sobre a idade ideal para ter filhos.

Quais são as chances de ter filhos após os 35 anos?

Aos 35 anos normalmente a mulher ainda possui sua fertilidade natural, com exceção da porcentagem de mulheres que por alguma razão genética ou outras patologias sofreram a perda da fertilidade, que são aproximadamente 15% da população, ou seja, 3 de cada 20 pessoas ou 1 de cada 6 casais.

A atriz Carolina Ferraz engravidou novamente aos 47 anos

A atriz Carolina Ferraz engravidou novamente aos 47 anos

Apesar de férteis, as chances das mulheres engravidarem após os 35 anos não são as mesmas que aos 20. Durante o período mais fértil da mulher, ela tem a cada ciclo a possibilidade de gravidez em torno a 25%, isso mesmo, não é alta! “Por isso recomendamos esperar um ano de tentativas antes de desconfiar de algum problema de fertilidade” explica Dra. Isa Rocha, especialista em reprodução humana do IVI Salvador. Aos 35 anos os especialistas estimam que as chances de gravidez por ciclo estão em torno de 15%, após os 40 elas são menores que 8%.

Como saber quando vai durar minha fertilidade?

Serão poucos os casos de mulheres que não terão dificuldades de engravidar após os 40, mas estes casos existem, assim como existem os riscos aumentados de conceber um bebê com doenças genéticas. A questão é se vale a pena fechar os olhos e arriscar o sonho de ser mãe para entrar nas estatísticas de casos raros de gravidez tardia. Felizmente existem exames que podem ser solicitados pelo próprio ginecologista para avaliar a fertilidade, uma medida preventiva altamente recomendável para as mulheres que querem deixar a gravidez para mais tarde.

Com a avaliação da fertilidade é possível conhecer o estado atual da fertilidade para planejar a gravidez futura com mais segurança, além de poder com esta prática identificar de forma precoce qualquer disfunção que possa vir a prejudicar a fertilidade. No Grávida Dicas, já falamos sobre como é feita a avaliação da fertilidade. Se ainda não leu, clique para saber mais sobre a avaliação da fertilidade.


Vale a pena congelar óvulos?

Quando a mulher tem certeza que até os 40 não poderá realizar o sonho da gravidez, os especialistas recomendam realizar o congelamento de óvulos. É uma medida de prevenção, onde a mulher guarda seus óvulos quando jovem para o caso de precisar no futuro. Além disso, os óvulos congelados também apresentarão menos riscos de gerar filhos com doenças genéticas, que passa de 1 para cada 212 dos casos aos 35 para 1 de cada 66 casos aos 40” explica Dra. Genevieve, diretora da clínica de fertilidade IVI Salvador.

Sobre o IVI
Com sede em Valência, na Espanha, o Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI) iniciou suas atividades em 1990. Possui mais de 40 clínicas em 10 países e é líder em medicina reprodutiva. O grupo conta com uma Fundação, um programa de Docência e Carreira Universitária. No Brasil, o IVI conta com clínicas em Salvador e São Paulo, dirigidas respectivamente pelas especialistas Dra. Genevieve Coelho e Dra. Silvana Chedid.

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas.

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

 

 

Comenta Aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.