5 Exercícios de Kegel simples para experimentar durante a gravidez

Você já experimentou um  “vazamento” durante a gestação? Se sentiu um tanto envergonhada ou constrangida?

Se sim, então não fique. Muitas mulheres durante a gravidez passam por incontinência graças aos músculos pélvicos enfraquecidos.

Exercício de Kegel para as mulheres grávidas:

Um exercício Kegel suporta sua uretra, bexiga, útero e reto. Estes exercícios foram nomeados após Arnold Kegel, um ginecologista em 1940 que os recomendou para ajudar mulheres com problemas como a incontinência de esforço, o controle da bexiga diminuída, etc., que são comuns durante o parto e pós-parto.

Os exercícios de Kegel são uma “obrigação” para as mulheres. Estes exercícios fortalecem os músculos pélvicos e ajudam em um parto tranquilo e normal. Os exercícios de Kegel também ajudam a combater com incontinência urinária, infecções do trato urinário e letargia sexual.

Fazer estes exercícios durante a gravidez requer muita cautela. Você deve consultar o seu médico antes de fazer, ok?

Incontinência de esforço:

“Corresponde à perda involuntária de urina que ocorre quando o aumento súbito na pressão abdominal, dentro da bexiga , excede a pressão máxima de encerramento da uretra, na ausência de atividade do músculo detrusor.”

Esta tendência deixa muitas mulheres em situação desconfortável e embaraçosa. Entenda que isso é devido aos músculos do assoalho pélvico enfraquecidos. A incontinência pode ser corrigida com os exercícios de Kegel.

Exercícios de Kegel durante a gravidez:

Os exercícios de Kegel ajudam a tornar seus músculos pélvicos mais fortes. Estes músculos suportam o útero, bexiga e intestinos. Fazer estes exercícios vai te ajudar a controlar os músculos de forma eficaz na hora do parto. Lembre-se, se sentir o menor desconforto, busque assistência médica imediatamente.

Aqui estão alguns exercícios de Kegel simples para as mulheres durante a gravidez que podem ser feitos no conforto de sua casa:

1. Tailor Sit:

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Pode ser feito sentada no chão.

  • Sente-se no chão, dobre os joelhos e cruze os tornozelos.
  • Mantendo as costas relaxadas e em linha reta, incline-se para a frente um pouco.
  • Repita, sempre que possível.

2. Tailor Press:

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  • Sente-se no chão com os joelhos dobrados e o fundo de seus pés juntos.
  • Mantenha seus tornozelos e puxe os pés em direção ao seu corpo.
  • Coloque as mãos sob os joelhos ao fazê-lo.
  • Inspire por algum tempo.
  • Mantenha os joelhos pressionados contra suas mãos. Aplique uma pressão contrária de suas mãos sobre os joelhos.
  • Permaneça nesse estado por 5 minutos.

3. Exercícios do pavimento pélvico:

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Muito eficazes para apertar os músculos.

O assoalho pélvico é um grupo de músculos que sustenta o seu útero e bexiga.

  • Aperte os músculos em torno de sua nádega e traga-os para dentro.
  • Ao mesmo tempo que você faz isso, aperte os músculos na frente de seu abdômen.
  • Mantenha-se na mesma posição por alguns segundos e solte.
  • Certifique-se de fazer isso enquanto não realizar outras atividades como urinar quando há um risco de infecções do trato urinário.

4. Aperte com o dedo:

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Este exercício Kegel pode parecer embaraçoso durante a gravidez, mas ele funciona.

  • Tente colocar o seu dedo limpo em sua vagina.
  • Você vai se sentir imediatamente o músculo apertar.
  • Mantenha essa posição por segundos e solte.

 5. Respiração:

Às vezes, tonificar seu Kegel é uma questão de técnica de respiração.

  • Inspire enquanto aperta a sua vagina.
  • Segure o músculo dessa forma por alguns segundos.
  • Em seguida, solte lentamente, enquanto exalar.
  • Esta técnica requer a consulta como há uma possibilidade de desencadear contrações quando feito incorretamente.
  • A respiração simples que envolve os músculos de Kegel pode ser feita em todos os momentos do dia.

Frequência de fazer exercícios de Kegel:

Embora estes exercícios sejam importantes durante a gravidez, especialistas em saúde sugerem que as mulheres façam o Kegel durante toda a vida. Exercitar o músculo Kegel mantém sua vagina apertada e sua bexiga saudável.

Não se esqueça de discutir estes trechos com seu médico antes de começar.

Você já faz? Compartilhe suas experiências com a gente ao fazer Kegel.

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About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

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