5 dicas para uma gravidez saudável segundo especialistas

Quando a barriga começa a crescer na futura mamãe, o momento é único. É nessa fase que o corpo passa por diversas transformações e a gestante entra em um momento de emoções. Sendo de primeira viagem, a cabeça da grávida fica envolta por algumas dúvidas e mitos.

Segundo o Dr. Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de Reprodução Humana da Criogênesis, tanto a mãe quanto o bebê precisam de acompanhamento médico durante os 9 meses.

“O período de gestação é o momento em que as futuras mamães precisam tomar alguns cuidados com os alguns hábitos que possam comprometer o desenvolvimento do bebê”, comenta.

O especialista ainda lista dicas para as gestantes desfrutarem de período saudável e sem imprevistos, como exames, exercícios, alimentação, medicações e descanso.


Dicas

Exames: o pré-natal deve ser seguido a risca pela gestante. O acompanhamento é essencial para checar o desenvolvimento fetal do bebê e diagnosticar possíveis problemas maternos, como a diabetes gestacional, por exemplo.

Exercícios: os benefícios da prática de atividade física durante a gestação vão muito além do controle de peso, podendo aliviar tensões, melhorar a circulação sanguínea, a postura e o condicionamento cardiorrespiratório, fortalecer a musculatura abdominal, diminuir as dores lombares, facilitar a recuperação pós-parto, além de prevenir o diabetes gestacional ou permitir um controle adequado para quem já o possui. As mulheres que já praticavam exercícios antes da gestação podem continuar as atividades; porém, sempre com a supervisão de um profissional, que poderá dizer a necessidade de diminuir o ritmo. Para as sedentárias, a hidroginástica e a caminhada são boas alternativas para iniciar uma atividade física nesta fase.

Alimentação: busque ingerir bastante liquido e evitar frituras, sal e doces em excessos, já que esses são alimentos que favorecem a retenção de líquidos, além de dificultar o controle de peso e as repercussões do excesso de insulina para o bebê.

É importante seguir uma rotina saudável e alimentar-se, sempre que possível, a cada três a quatro horas de alimentos de baixo valor calórico e grande valor nutricional. Procure manter uma dieta balanceada, durante e após a gestação.

Medicações: toda e qualquer medicação deve ser prescrita e orientada pelo médico. Sempre pergunte se está liberada durante a gestação e avise sobre possíveis reações alérgicas.

Descanso: dormir com qualidade e descansos programados são fundamentais para uma boa gestação. Deitar por 10 a 15 minutos no meio da manhã e a tarde, sempre que possível, mantendo as pernas elevadas, ajuda. Algumas técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagens contribuem na redução do estresse e colaboram tanto para uma boa noite de sono, quanto para uma boa evolução da gravidez.

Fonte: Tribuna do Ceará

#DicaGD

Um grande dilema das grávidas são como irão voltar ao seu peso normal depois da gravidez. Por isso, o Grávida Dicas tem um dica para você.

Com o Mamãe Saudável, você irá aprender de forma prática e rápida como entrar em forma após a gravidez. Além de saber como atingir o ganho de peso ideal durante a gravidez, manter o corpo em forma e bonito durante a gravidez, conseguir de volta seu corpo sexy em apenas 3 semanas após o parto. Clique aqui e confira.

E não se esqueça de fazer parte da lista do GD, se ainda não é cadastrado(a) é só preencher os dados na caixinha abaixo.

Cadastre seu email e recebas dicas em primeira mão 🙂

privacy Nós respeitamos a sua privacidade, nunca enviamos spam.

About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field