10 Dicas para melhorar o sono do bebê

Olá, mamãe! Se você está interessada em aprender algumas dicas incríveis sobre o sono do bebê recém-nascido, então você está no lugar certo.

Quando o bebê dorme melhor, você vai nota que ele fica mais tolerante, mais paciente, mais envolvente depois de uma boa noite de descanso ou cochilo. Nunca é tarde demais para promover excelentes hábitos de sono em um bebê, e, finalmente, ajudar a si mesmo obter algum descanso tão necessário assim.

Então confira a seguir 10 dicas para o sono do bebê:

01- Enrole o seu bebê

Desde o nascimento até por voltar dos 4-5 meses, os bebês, por natureza, possuem um reflexo do medo, em que eles se sentem como se estivessem caindo. A sensação que caem causa movimentos involuntários e o bebê acaba acordando. Mantê-lo enrolado como na imagem abaixo impede que se assustem e acordem, ajudando o bebê recém-nascido a ter um sono melhor e por mais tempo.

sono dos bebes

Info3

02- Alimente o seu bebê a noite

Você deve alimentar o seu bebê antes de você ir para a cama, isso ajuda a evitar que o bebê acorde logo depois de nós mães finalmente cairmos no sono. Não é este o auge da privação do sono? Você acabou de cair no sono e o bebê acorda. Alimentá-lo nesse período pode realmente ajudar seu bebê recém-nascido a dormir por mais tempo enquanto você dorme.

Exemplo:  Supondo que seu bebê vai para a cama entre 6-8 horas da noite, você deve alimentá-lo entre 10-11 horas. Um horário mais tarde vai perturbar a noite de sono. Em um horário mais cedo o bebê não vai estar com fome suficiente. Usando apenas uma luz (fraca) da noite, você pode pegar o bebê no escuro, alimentá-lo e depois pô-lo de volta no berço. Não há necessidade de acordar o bebê. Se você sente que é necessária uma mudança de fralda, mude a fralda antes da alimentação. Isso garante que você pode colocar o bebê confortável no berço após a alimentação.

03- Limite os cochilos durante o dia

Eu sei que é difícil acordar um bebê dormindo, mas dormir por longos períodos de tempo durante o dia pode roubar a noite de sono. Se o bebê dorme passando a marca de duas horas, o ideal seria acordar o bebê, alimentá-lo, mantê-lo acordado um pouco e só depois deitá-lo pra mais um cochilo. Se você sentir que o bebê realmente precisa ter cochilos mais longos, sinta-se livre para aumentar o tempo para 2,5 horas. Limitando os horários durante o dia vai ajudar o seu bebê recém-nascido a ter um sono melhor à noite.

sono do bebê

04- Use um ventilador

Ninguém quer perder uma festa, por isso, se o seu bebê está ouvindo toda a diversão acontecendo na casa pode ser difícil para adormecer ou permanecer dormindo. A dica é colocar um ventilador no meio no quarto do bebê, não diretamente ao lado do bebê, por isso não sopra diretamente sobre ele ou fica muito perto de seus ouvidos sensíveis. Mas não custa nada também pedir aos amigos ou familiares para ficarem quietos, né? Hahahah

05- O ciclo: Comer, acordar, dormir

O bebê acorda do sono e imediatamente come. Em seguida, o bebê está acordado por um tempo. Em seguida, o bebê volta a dormir ….

Este ciclo tem várias finalidades. Primeiro, ele incentiva as mamadas completas, permitindo que o bebê coma imediatamente depois de acordar. O bebê vai ter mais energia imediatamente depois de acordar, tornando-o mais propenso a ter uma alimentação completa e ir mais longe entre as mamadas. Além disso, alimentando o bebê após o sono, em vez de antes de dormir, o ciclo impede que o bebê associe a comida com o sono ou o uso de alimentos como um suporte ao sono. Utilizando este ciclo, uma alimentação antes de dormir é normalmente apenas a alimentação antes de dormir.

Nota: Os recém-nascidos requerem alimentação frequente e descanso para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável nos primeiros meses. Sempre alimente seu bebê tão frequentemente quanto ele precisar para garantir o ganho de peso saudável.

06- Pré-cochilo e rotinas de ninar

Criar rotinas consistentes para o seu bebê vai ajudar a trazer ordem para um mundo muito caótico. Escolha uma rotina pré-cochilo que funciona para você. Uma rotina pré-cochilo pode incluir pegar o bebê para seu quarto, fechar as persianas ou cortinas, colocar o bebê no berço ou enrolá-lo em um cobertor, ligar o ventilador, cantar uma canção de ninar, dar carinho e dizer “Eu te amo. Espero que você tenha um bom sono. “, por exemplo.

A rotina de dormir pode incluir um banho, uma massagem, ler uma história, alimentá-lo… Seguindo a mesma rotina exata de forma tão consistente, ao longo do tempo o bebê vai aprender que o sono segue imediatamente as rotinas e vai dormir.

07- Mude a fralda do seu bebê estrategicamente

Mudar a fralda antes da alimentação no meio da noite impede que o bebê acorde depois que você dê de mamar. Quando o bebê acordar mude a fralda e prepare para dormir imediatamente após a alimentação da noite. Se você mudar a fralda após a alimentação da noite, o bebê pode ficar alerto, ficando mais difícil para ele adormecer.

08- Entenda como um bebê dorme

Quanto mais os bebês dormem, mais eles vão dormir. Manter um bebê acordado na esperança de cansá-lo vai realmente resultar em excesso de estimulação, e ele vai apresentar tanto dificuldade em adormecer como em ficar dormindo. É muito provável que um bebê com excesso de cansaço vai dormir pouco, não mais o necessário.

09- Não se apresse em…

Podemos incentivar o início de um hábito ruim de sono por ir correndo quando um bebê chora ou sussurra durante a noite. Muitas vezes, os bebês balbuciam ao acordar e voltam a dormir. O bebê pode até chorar e ainda estar dormindo. Dê ao bebê algum tempo antes de ir correndo ver se ele acordou. Evite correr e perturbar este processo, a fim de ajudar o seu bebê a dormir melhor.

10- Incentive o bebê a cair no sono sozinho

A forma mais importante para incentivar o seu bebê dormir bem, a longo prazo, é o de ensiná-lo a adormecer de forma independente que é essencialmente o começo do ensino do sono independente.

Bebês, assim como os adultos, naturalmente vão acordar durante a noite. Sem saber como voltar a dormir, um bebê vai chorar depois de acordar, independentemente da real necessidade, resultando em noite acordado por muito mais tempo do que é realmente necessário. Uma vez que um bebê fica mais velho, cai no sono de forma independente, permitindo que volte a dormir após acordar no meio da noite.

 – Dica do GD:

Larissa Luz, do portal Bebê a Bordo, oferece um Ebook Gratuito que ensina 10 Segredos para o Seu Bebê Crescer Saudável e Forte. Nele você encontra:

  • Saúde do Bebê
  • Visita ao Pediatra
  • Sono do Bebê
  • Educação nos Primeiros Anos do Bebê

Pra receber o Ebook GRATUITO é só cadastrar seu email clicando aqui.

No portal, ela também oferece uma versão mais completa, e paga, que vai da gestação até o pós-parto. Dá uma olhada e vê se se aplica a você. Ok? Clica aqui e confere!

Pronto, agora que você já conferiu todas as dicas para o sono do bebê, que tal colocar em prática? Não esquece de deixar um comentário dizendo se as dicas deram certo. 😉

Beijos e até a próxima.

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Grávida Dicas

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

*Texto baseado em artigos americanos e da enfermeira e 
especialista em parentalidade Lauren Tamm.
About The Author

Gizelle Cavalcante

Co-Fundadora da Carmel Digital em Fortaleza - Ceará, fundadora (e redatora) do Blog Diz Aí Gi, esposa do Luciano, mãe do Elvis (um Maltês super fofo) e querendo um filho para amar!

Comenta Aí!

Leave A Response

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

* Denotes Required Field